Setecidades Titulo
São Bernardo espera 4.000 participantes
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
27/04/2011 | 07:32
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


São esperadas pelo menos 4.000 pessoas na próxima edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, que será sábado, na Escola Estadual Walker da Costa Barbosa, Jardim Nascimento, em São Bernardo.

A estimativa é do gestor do programa Escola da Família, Kleisson Antonio Silva Neto, 44 anos, que há dois anos e meio está à frente do programa na unidade, além de ser caseiro da escola.

"Aqui todos me conhecem. Conseguimos elevar o número de participantes e incluir atividades sugeridas pelos moradores", disse Kleisson, que se orgulha em ter os muros da escola sem pichação. "Aqui não tem vandalismo. A comunidade colabora e participa bastante dos eventos da escola", comentou o caseiro, que é formando em Artes Plásticas e há 15 anos dá aulas na rede estadual, em outra escola do município.

Desenho de mangá, iniciação profissional, matemática, boxe, informática, artesanato, pintura em tecido, oficina de MC, capoeira e oficina de pão são algumas das atividades. Em breve, são esperadas aulas de dança do ventre, defesa pessoal e balé.

Kleisson disse que antes a escola atraía entre 120 e 180 pessoas por dia, no fim de semana, número que atualmente bate na casa de 650. O dia mais concorrido é o sábado, com cerca de 300 participantes e até 50 refeições servidas. Em eventos como o do Dia das Crianças, até 3.500 moradores participam das atividades.

HORTA COMUNITÁRIA
Nos fundos da escola há uma horta mantida por alguns moradores. Tudo que é produzido, como abobrinha, alface e milho, é revertido à comunidade.

Um dos responsáveis pela manutenção é o auxiliar de limpeza Sebastião Natalino da Silva, 46, que mora no local há 40 anos e tem dois filhos adolescentes matriculados. "Quase todo fim de semana ajudo a limpar o terreno para colaborar. É o que posso fazer. Se cada um fizer sua parte, teremos uma escola melhor para as crianças", frisou Sebastião, que também ajuda a manter a horta.

O Jardim Nascimento - pertencente ao bairro Montanhão, que tem cerca de 115 mil moradores, segundo dados do município de 2008 - terá gratuitamente serviços como teste de glicemia, aferição de pressão, orientação sobre INSS, palestras, além de contação de histórias e brinquedos para os pequenos, entre outras atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;