Nacional Titulo
Depoimento de menores da Febem não esclarece fuga em massa
Do Diário OnLine
Com Agências
01/02/2005 | 20:34
Compartilhar notícia


A Polícia Civil ouviu nesta terça-feira os menores que participaram da fuga da unidade Vila Maria da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), no último dia 26 de janeiro. O depoimento dos 16 jovens aconteceu em uma delegacia da Zona Leste de São Paulo.

Segundo delegado do Setor de Investigações Gerais da Seccional Leste, Antônio Carlos Menezes Barbosa, os menores não deram indícios de facilitação de fuga. No depoimento, eles disseram ter ouvido boatos de que os monitores acusados de tortura voltariam para o trabalho. Com medo de represálias, os menores organizaram a fuga em massa.

De acordo com o depoimento dos internos, eles teriam simulado a quebra de um cano no corredor para orquestrar a fuga. Quando os funcionários se distraíram, quatro menores pularam o muro de sete metros usando ‘teresas’ (cordas feitas com lençóis). Eles renderam os vigias e abriram os portões para os outros menores.

Na ocasião, cerca de 200 menores fugiram do complexo da Febem na Vila Maria, 150 foram recapturados pela polícia. A Justiça investiga se há uma ligação entre a fuga e a ordem de prisão preventiva decretada a 27 funcionários da instituição, acusados de espancar internos na própria unidade Vila Maria.

A suspeita existe pelo fato de que parte dos internos que escaparam prestariam depoimento contra os acusados. Caso se confirme as suspeitas, os funcionários serão indiciados por fraude processual.

No próximo dia 10, a polícia deve ouvir outros menores envolvidos na fuga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;