Setecidades Titulo
Casos de meningite podem se multiplicar no inverno
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
11/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Em época de inverno é preciso redobrar a atenção para os casos de meningite. No primeiro semestre deste ano, o Grande ABC registrou 301 casos dos variados tipos da doença.

Santo André já contabilizou 92 casos; Mauá, 38; Ribeirão Pires, 31; São Caetano, 6; Diadema, 40 casos; e São Bernardo, 202. Em 2009, as mesmas cidades tiveram juntas 520 casos.

Balanço da Secretaria Estadual de Saúde aponta que o Grande ABC já teve neste ano 288 casos de meningite de todos os tipos, porém não especifica os tipos de registrados em 2009.

O infectologista da Faculdade de Medicina do ABC Hélio Vasconcellos Lopes alerta que a meningite é uma infecção endêmica, ou seja, sempre existe e passa por oscilações de fatores externos como o clima, por exemplo.

"Atualmente os hospitais estão mais preparados para o atendimento. Mas a grande saída indicada para todas as faixas etárias é o diagnóstico precoce, a partir dos sintomas", explicou o médico.

Entre os sintomas mais comuns que confirmam o diagnóstico de meningite é o estado febril e dores de cabeça crescentes. "A dor é muito forte e faz com que prejudique o movimento muscular do pescoço. Náusea e vômito também podem ser sentidos. Em estágios de maior gravidade, o paciente corre risco de morte", alertou Lopes.

Os tipos de meningite virais acabando se curando sozinhos, já as bacterianas são mais graves e necessitam de acompanhamento e internação. Também há vacinação recomendada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;