Cultura & Lazer Titulo
Bem-vindo à sala de estar
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/09/2010 | 07:23
Compartilhar notícia


O cantor fluminense Marcos Assumpção traz na edição de amanhã das Quartas Musicais, no Teatro Municipal de Santo André, uma espécie de homenagem aos tempos em que o pai, seresteiro, recebia músicos no bairro do Icaraí, em Niterói, para sessões musicais que varavam a noite.

Baseado em Sala de Estar, CD e DVD gravados ao vivo lançados recentemente, o músico apresenta neste show clássicos da música popular brasileira, que o acompanham desde a infância, até composições importantes de sua carreira, que já conta com sete discos.

As gravações, feitas há um ano, contaram com público pequeno, o que manteve o clima ainda mais intimista. "Quis trazer toda a formação que recebi na sala dos meus pais. Meu pai era muito amigo do João Nogueira, Zé Keti, Adelaide Chiozzo, Jonas do Cavaquinho. Foi ali que eu comecei a ouvir e a cantar as primeiras músicas", relembra Assumpção.

O garoto que deu os primeiros passos sob a bênção desses seresteiros - músicos profissionais ou não, como era o caso do próprio pai - homenageia com uma roupagem simples - base de voz e violão na maior parte do tempo - os compositores que o fizeram aprender as primeiras músicas além das serestas. "Quando tinha 16 anos eu só cantava seresta. Tinha até vergonha quando me juntava com os meus amigos, porque eles gostavam de Paralamas do Sucesso e Kid Abelha, que estavam estourando nessa época, e eu não conhecia nada disso. Gostava de Orlando Silva, Carlos Galhardo...", ri.

Chico Buarque ganha três releituras - Roda Viva, Fado Tropical e Deus lhe Pague. Outros nomes relembrados são Belchior (À Palo Seco e Mucuripe, parceria com Fagner), Alceu Valença (La Belle de Jour), Renato Teixeira e Almir Sater (Tocando em Frente), Geraldo Azevedo (Dia Branco), chegando até o contemporâneo Jorge Vercillo (Talismã sem Par). "Mas o show é dinâmico, coloco outras canções que não gravei no DVD".

DEZ ANOS DEPOIS
A ideia do DVD surgiu a partir do sucesso inesperado (e um tanto tardio) de uma das canções interpretadas por Assumpção. Olhos de Marte, composição de Lucina e Zélia Duncan, foi um ‘presente' para o primeiro disco de Assumpção, gravado há mais de dez anos. "No ano passado a música se tornou um sucesso no Ceará! As pessoas procuravam o disco, mas não tem mais, está fora de catálogo", explica.

A curiosidade gerada pela carreira do cantor no Nordeste trouxe a proposta de uma rádio cearense para fazer uma espécie de apresentação dele e de sua carreira. "Para escolher as minhas músicas que entrariam no DVD, procurei levar isso: da dificuldade das pessoas em encontrar os discos mais antigos", afirma o músico.

De sua autoria, estão no DVD Livre para Você, Castiçais, A Trilha, A Porta e Casa Vazia, além das inéditas Jardins de Cor e Colo.

O músico também incluiu uma faixa do disco dedicado à obra da poetisa Florbela Espanca (1894-1930), lançado no ano passado e com o qual ainda excursiona pelo Brasil. Se Tu Viesses Ver-me, assim como as demais canções, são poesias musicadas da escritora.

Quartas Musicais, com Marcos Assumpção. Amanhã, às 19h. No Saguão do Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário. Tel.: 4433-071. Entrada franca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;