Internacional Titulo
Conferência sobre consolidação democrática condena terrorismo
Das Agências
26/10/2001 | 12:25
Compartilhar notícia


A Conferência Internacional sobre Transição e Consolidação Democrática, que reúne em Madri (Espanha) 14 chefes de Estado e de Governo, aprovou nesta sexta-feira uma declaração de condenação ao terrorismo, reconhecendo o "direito à legítima defesa" ante agressões desse tipo.

A Conferência "condena sem paliativos o ataque terrorista sofrido pelos Estados Unidos no dia 11 de setembro e reconhece o direito à legítima defesa individual e coletiva ante tais agressões", diz o texto aprovado na abertura da reunião desta sexta-feira.

Os presidentes e chefes de Governo dos países representados - Albânia, Brasil, República Centro-africana, Croácia, Espanha, Gana, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moçambique, Romênia, República Tcheca e Iugoslávia - "reafirmam sua vontade de perseguir os culpados e de reforçar a luta contra o terrorismo em todas as suas dimensões".

Os signatários "se comprometem a perseguir em todo o mundo as conexões internacionais das diferentes redes terroristas com o crime organizado, o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro, o tráfico de armas e os movimentos ilegais de produtos potencialmente perigosos, especialmente os nucleares, químicos e bacteriológicos", continuou a declaração.

O texto aprovado lançou igualmente "uma mensagem de tranquilidade e otimismo".

"A democracia e a liberdade sabem resistir aos embates do terrorismo. A força da democracia nacional e internacional e a participação da sociedade civil em nosos países são o melhor escudo contra os abomináveis ataques de alguns", diz o texto.

A conferência, aberta nesta sexta-feira pelo ex-presidente soviético Mikhail Gorbachov, debaterá durante dois dias as conclusões de 80 especialistas sobre medidas contra a corrupção, reforma da burocracia, democratização das forças armadas e de segurança, reforço do poder legislativo e do direito constitucional, aplicadas nos países que tenham passado por processos de transição democrática nos últimos 25 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;