Política Titulo
Grana sela com Siraque candidatura única em 2014
Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
28/08/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


Para dar fim ao impasse sobre a candidatura do PT ao Paço de Santo André, o deputado estadual Carlos Grana, entre outros acordos, firmou compromisso de apoio político para que o ex-parlamentar Vanderlei Siraque seja o único postulante da legenda na cidade à Câmara Federal em 2014. Com isso, Siraque vai anunciar desistência do páreo dia 13. O pacto passa ainda pela garantia de forte articulação ao ex-deputado assumir cadeira no Congresso, uma vez que é primeiro suplente da sigla.

O acordo a curto, médio e longo prazo, foi explicitado ontem durante encontro mensal partidário. Grana sustentou que Siraque terá adesão para ser o nome exclusivo a deputado federal. "Foram vários itens no debate para construção da candidatura à Prefeitura. O principal é o meu comprometimento de apoio formal para a reeleição do Siraque", disse, contando com a possibilidade de o correligionário assumir mandato na legislatura atual.

Siraque convocou plenária para o dia 13, no Clube Força Viva, para declarar aos militantes as razões para deixar a disputa em favor de Grana. Segundo o ex-prefeito João Avamileno, a atitude do ex-deputado está sendo de humildade por perceber a viabilidade do companheiro. "Ele foi candidato em 2008, mais votado em 2010 e hoje teve a compreensão de apoiar o Grana. Agora é trabalhar juntos para retomar a Prefeitura."

O nome de Grana não foi oficialmente deliberado ontem, porém o deputado possui apoio da executiva do partido, da bancada de vereadores, além dos outros dois petistas que saíram da empreitada: Avamileno e a ex-vice-prefeita Ivete Garcia. Ele também é o candidato do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A movimentação para que Siraque seja alçado ao Congresso continua de pé. Outro pupilo de Lula, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), tem atuado nos bastidores para dar capilaridade a Siraque em Brasília. Grana fez coro à campanha para o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) ser alçado ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. "Desta forma, o Siraque ocupa a vaga de maneira definitiva."

Avamileno salientou que cumprirá tranquilamente o pacto de Siraque ser quadro único para 2014. "Ele tem trajetória, mandatos, o apoiei diversas vezes, para vereador, deputado e prefeito."

Na reunião ficou determinado encaminhamento de que, após o anúncio de Siraque, do dia 19 a 23 serão abertas inscrições para pré-candidaturas, como de praxe, para abrir oportunidade a qualquer militante postular o posto. A partir disso, dia 24, data do próximo encontro partidário, servirá para sacramentar Grana como pleiteante petista ao Paço.

Cinturão - Com articulação de Lula, a executiva estadual do PT vai tentar formar cinturão vermelho no Grande ABC, berço do partido. Objetivo é manter as três Prefeituras atuais (São Bernardo, Mauá e Diadema) e reconquistar Paços antes governados pela sigla, como Ribeirão Pires e Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;