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Renovada, Saveiro desafia Strada
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
04/11/2009 | 07:00
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O território dos comerciais leves é de domínio da Fiat Strada. Há nove anos consecutivos - e tudo caminha para o décimo - , a picape derivada do Palio, que por aqui debutou em 1998, lidera o ranking de vendas sem ser ameaçada. Desde agosto, porém, a novela "Todos Contra a Strada" ganhou novo personagem. Uma Saveiro completamente renovada, com o elogiado DNA do Gol.

Diante desses novos fatos da dramaturgia automotiva, subimos ao ringue a Strada Adventure Locker e a Saveiro Trooper, ambas cabine estendida.

E logo de cara vem a primeira grande diferença: o preço. Enquanto a Fiat parte de R$ 44.850, a Volks custa R$ 5.860 a menos (R$ 38.990). Uma boa fatia dessa diferença justifica-se pela lista de itens de série mais atraente na Strada. Além da direção hidráulica e do ar-condicionado, oferecidos de série nas duas picapes, o modelo fabricado em Betim (MG) entrega travas e vidros elétricos, tampa da caçamba removível, rodas de liga leve de 15 polegadas e, claro, o Locker (bloqueio do diferencial).

Diga-se de passagem, rodas de liga leve e tampa da caçamba removível não são sequer opcionais. Falando em opcionais, os dois modelos têm boas alternativas de equipamentos: air bag duplo, freios ABS e capota marítima. No leque da Saveiro há sensor de estacionamento traseiro - útil devido à visibilidade traseira reduzida. No da Strada, sensores de chuva e crepuscular e revestimento (parcial) dos bancos em couro.

ESPAÇO - Antes de falarmos em design e desempenho, vamos analisar a capacidade de carga, afinal, é um comparativo de picapes. A Strada oferece mais espaço na caçamba, com 830 litros, contra 734 da Saveiro. Dentro da cabine, porém, o Volks abriga melhor malas e sacolas. Na Strada, o suporte do estepe está na cabine - apesar da opção de levá-lo na caçamba. Já na Volks, o pneu extra está embaixo do veículo, deixando a cabine livre. Em termos de dimensões, as duas são parecidas. A distância entre os eixos, por exemplo, é a mesma: 2,75 m.

DESIGN - No visual, a Saveiro leva vantagem. Com design derivado do Gol, a picape recuperou a jovialidade e o arrojo perdidos com a Geração 4. A frente é igual à do hatch mais vendido do País, a lateral inspira robustez e a traseira limpa agrada.

As rodas de aço de 15 polegadas escurecidas combinam com o visual. As caixas de rodas trazem contornos plásticos discretos. Para melhor acesso à caçamba, há na lateral um step side copiado da Montana.

A Strada, Adventure que é, tem muitos apliques plásticos por todos os lados para dar a sensação de tamanho superior. Importante destacar, no entanto que, no geral, o design da Strada ainda é atual, mas o excesso de penduricalhos atrapalha.

A Strada também tem um step side, no entanto seu posicionamento auxilia mais o acesso ao rack de teto que à caçamba. E ao contrário da Saveiro, a picape da Fiat tem dois apoios de pé acoplados ao para-choque traseiro.

SÓ UM ADENDO: CAÇAMBA - Na Strada, a tampa da caçamba pode ser removida, o que facilita o transporte de objetos maiores. A Saveiro, porém, traz tampa com novo sistema de manuseio. Graças a uma mola a gás, a abertura e o fechamento da mesma podem ser feitos até mesmo por uma criança.

INTERIOR E DESEMPENHO - Interior e desempenho são itens em que a picape Volks supera a mineirinha. Apesar de usar tanto plástico quanto a Strada, as peças da Saveiro são de melhor qualidade e têm encaixes mais precisos. Na Fiat, inclusive, há rebarbas, algo que desprestigia o requinte.

Destaque para a ergonomia, melhor na Saveiro. A Volks oferece ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e acerto de altura para o banco do motorista. Na Strada, só ajuste de altura do volante.

No rodar, as duas picapes têm pontos fortes e fracos. A Strada é mais forte e pontente graças ao motor 1.8 8V Flex. Porém, devido aos apetrechos estéticos, é quase 100 quilos mais pesada. Pontos negativos para a transmissão, sem engates precisos, e o acerto da suspensão muito macio. Em curvas e frenagens pode-se sentir nitidamente a inclinação da carroceria.

A Saveiro tem dirigibilidade incrível. Em nenhum momento lembra uma picape, mas, sim, um hatch. O coração 1.6 8V Total Flex é ideal para o modelo - claro que um pouco mais de potência e força não seria nada mau! E o câmbio é muito bom. Engates justos. A suspensão com um acerto mais rígido foi uma excelente opção dos engenheiros da marca

Em suma, por ter melhor acabamento, dirigibilidade, design e preço, a Saveiro levou a melhor. Mas não descartem a aventureira, ela reúne atributos que podem fazer a cabeça do consumidor, como lista de opcionais e itens de série.




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