Cultura & Lazer Titulo
Cia. do Nó encena Samuel Beckett
Mauro Fernando
Da Redaçao
05/08/2000 | 16:25
Compartilhar notícia


A Lírico Cia. Paulista, dirigida por Cristiane Paoli Quito, apresenta neste domingo no Cia. do Nó Espaço Cultural, em Santo André, Esperando Godot, o mais clássico dos textos do irlandês Samuel Beckett (1906-1989). A companhia é composta por atores formados pela Escola de Arte Dramática da USP.

A diretora Cristiane Paoli Quito desenvolveu método próprio de preparaçao do ator, baseado na improvisaçao. Ela utiliza os mesmos princípios nos espetáculos teatrais, de dança e circenses que realiza, de acordo com as necessidades de cada linguagem.

Esperando Godot inova ao colocar em açao dois Didi (Mariana Seni e Luciana Saul) e três Gogô (Georgette Fadel, Érica Moura e Mara Heleno), como se fossem facetas da mesma personalidade. "Os atores nao têm fala marcada. Enquanto um fala, o outro compoe o espaço. Tudo é construído no momento", explica Quito. "Há um grande jogo cênico que dá mais dinâmica e vivacidade ao espetáculo", completa.

Embora nao se saiba qual ator vá falar determinado trecho, o texto é seguido na íntegra, rigidamente. "A encenaçao é aberta, mas a rubrica (indicaçao do ator que norteia a interpretaçao do autor), muito importante em Beckett, é respeitada", avisa a diretora. A montagem está com duas horas de duraçao, com dez minutos de intervalo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;