Esportes Titulo Série A-2
Tigre encara divisor
de águas em Barueri

Na estreia do técnico Luciano Dias, hoje à tarde, vitória do
S.Bernardo serve para salvar possíveis mudanças no elenco

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
08/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A partida de hoje, às 17h, contra o Grêmio Barueri, fora de casa, será divisor de águas no São Bernardo, para o bem ou para o mal. Lanterna da Série A-2 do Paulista, com quatro derrotas em quatro jogos, o time tem a pior campanha de início de temporada da história do clube.

Para mudar a estatística, a diretoria trouxe o técnico Luciano Dias no lugar de Luís Carlos Martins, demitido porque não conseguiu arrumar a equipe taticamente. O novo comandante alterou o time (leia ao lado) e agora a responsabilidade está nas mãos dos jogadores.

Em caso de nova derrota, há possibilidade de mudança no elenco, mas a vitória pode significar o arranque à classificação, assim como aconteceu em 2010, quando começou mal, reagiu e conquistou o acesso.

"Conversei seriamente com o elenco e perguntei se alguém queria sair. Todos me disseram que ‘não' e estavam dispostos a levar o São Bernardo ao acesso", destacou o presidente Luiz Fernando Teixeira. "A gente relou o pé no fundo do poço e agora está na hora de subir", completou.

Um dos jogadores que reconheceram a má fase foi Léo, provável titular hoje. Contratado para ser o responsável pela armação, falhou e nem foi relacionado na derrota (2 a 1) para o Atlético Sorocaba, sábado. Agora, ganha outra chance.

"Sei que não fui muito bem nos primeiros jogos. Estava com falta de ritmo", justificou o meia, otimista para outra oportunidade. "Agora quero entrar e dar conta do recado", garantiu.

Outro atleta que retorna é o volante Marcelo Godri, recuperado de lesão no adutor da coxa esquerda. "A partida será complicada, mas estamos mais motivados para vencer. Para nós, esse confronto é muito importante", frisou o jogador.

Contratado a peso de ouro, o meia Luciano Mandi prefere esquecer o passado negro do São Bernardo na Série A-2 até o momento. "Agora começa do zero para todo mundo, principalmente com a mudança do treinador."

O técnico Luciano Dias concorda com o meia, mas fez apenas uma ressalva. "O campeonato para nós é mais curto, com apenas 15 rodadas", ressaltou o comandante, lembrando do número de jogos que o Tigre terá para conquistar a classificação.


Treinador chega e muda esquema da equipe

Com apenas dois treinamentos, o técnico Luciano Dias mudou o time e vai escalá-lo no tradicional 4-4-2 contra o Grêmio Barueri, com dois meias de armação, fato raro no São Bernardo desde o ano passado. Normalmente, o Tigre entrava em campo com apenas um homem de criação.

O comandante tem a missão de organizar a equipe, que esteve perdida taticamente nos primeiros quatro jogos da atual Série A-2. "Dificilmente abro mão de atuar com dois zagueiros. No meio, o Mandi vai jogar e testei ao lado dele o Léo e o Bady", explicou o treinador. "Gosto de time que saiba cadenciar o jogo, que trabalhe a bola. Para mim, isso é muito importante", frisou Luciano Dias.

No entanto, ele pediu atenção quando o São Bernardo estiver sem a bola. "Todo mundo tem que marcar e ocupar bem o espaço."

Luciano Dias fará outra alteração na equipe com o zagueiro Júlio César no lugar de Tiago Gasparetto, criticado pela torcida diante do Atlético Sorocaba.

Na lateral direita, Thiago Gasparino, expulso no último jogo, está suspenso e João Paulo volta à equipe. "Nosso time ainda precisa provar que é bom. Mas os jogadores têm muito potencial para conseguir demonstrar isso", destacou Luciano Dias. "Não podemos mais errar. A situação não permite."


Com novo técnico, Renato Peixe retorna ao São Bernardo

Um dos ícones do São Bernardo é o lateral-esquerdo Renato Peixe. Mas o atleta, da mesma forma que o restante da equipe, esteve longe de apresentar o futebol que a torcida conhece desde 2010, quando ele também fez parte da campanha do acesso na Série A-2.

Assim, ficou fora dos últimos dois jogos e assistiu do banco de reservas às derrotas do Tigre. "Fiquei muito chateado, porque em qualquer profissão você quer ajudar a empresa. Comigo não foi diferente. Quero ajudar os companheiros. Porém, o período fora ajudou para refletir tanto o lado pessoal quando o da equipe", frisou Peixe.

O jogador garantiu que não sentiu nenhuma mágoa do técnico Luís Carlos Martins, que sacou o lateral na derrota (3 a 0) para o Rio Claro, na terceira rodada. Ambos trabalharam juntos em outros clubes.

"Fiquei chateado apenas com a situação. O Martins não cometeu erro nenhum, mas como o futebol não pode trocar 30 (jogadores), é melhor trocar somente um", lamentou Peixe.

Ansioso em retornar, o atleta revelou que conversou com o técnico Luciano Dias. "Ele perguntou se tinha algum problema, se estava bem para voltar, atitude normal quando um treinador acaba de chegar", explicou.

O técnico, que trabalhou com o lateral em 2010, ressaltou a importância do jogador para o clube. "Ele é um cara experiente, que tem capacidade de realizar coisas boas. Ele será muito útil para nós", elogiou Dias.

ADVERSÁRIO

Motivado pela primeira vitória na Série A-2 - sobre o São Carlos por 3 a 2, fora de casa -, o Grêmio Barueri busca consolidar a recuperação na competição. A equipe da Grande São Paulo ocupa a décima posição, com cinco pontos.

"O Grêmio Barueri provou que está mais equilibrado e tem tudo para continuar essa crescente para as próximas rodadas", frisou o técnico Giba, que pediu respeito ao São Bernardo. "Mesmo em má fase, eles são equipe de alto nível", completou.

O treinador deve manter a equipe da vitória sobre o São Carlos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;