Automóveis Titulo Comparativo
Esportivo ou minivan?

Mesmo com propostas bastante diferentes, Duster e C3
Picasso se equivalem tanto na motorização como no preço

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
08/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Utilitários esportivo e minivan. Inseridos nestes segmentos, estão, respectivamente, Duster e C3 Picasso. Sim, os modelos que decidimos convocar para encarar este comparativo são diferentes na proposta, um é mais puxado para o lado da aventura (tem tração 4x2), e outro é mais familiar. Porém quem compra um, pode muito bem optar pelo outro.

A começar pelo preço, ambos se equivalem. Pelo Duster 1.6 Dynamique, a Renault pede R$ 57,8 mil. O Citroën C3 Picasso - na configuração Exclusive - sai por R$ 58,4 mil.

São R$ 600 de diferença, mas o C3 Picasso desperta mais interesse quando a atenção volta-se completamente para a lista de itens de série. O modelo da Citroën traz a mais que o rival controlador e limitador de velocidade, distribuição eletrônica da força de frenagem e sensor de estacionamento traseiro, por exemplo. Na lista de opcionais está apenas o navegador GPS, que acrescenta R$ 2.400 ao preço final do modelo.

No Duster, bancos de couro são opcionais, por R$ 1.600.

VISUAL
Vistos de fora, os modelos têm lá suas semelhanças. Sem contar a cor, que foi mera coincidência, ambos vêm com rodas de 16 polegadas, retrovisores externos cromados e boa altura livre do solo. Na distância entre os eixos, ponto para o Duster, que acomoda melhor os cinco ocupantes em 2,67 metros, enquanto o C3 Picasso conta com 2,54 metros.

Por outro lado, os ocupantes são mais bem tratados no Citroën, que conta com acabamento melhor e textura mais agradável ao toque do que o adversário da Renault. Desde as maçanetas até a manopla de câmbio, tudo é mais caprichado no C3 Picasso.

Mas vale uma ressalva: no Duster, a posição ideal de dirigir é mais fácil de ser encontrada. Para quem gosta da sensação de altura, ele é um prato cheio.

Uma curiosidade. Enquanto o Duster toma emprestado o volante de outros veículos da marca (de pegada incômoda, diga-se de passagem), o C3 vem com volante de base reta. Pena que o aplique em tom prateado abuse tanto do plástico.

Na hora de guiar, ambos têm direção hidráulica, comandos do entretenimento na coluna do volante, freios ABS, duplo air bag, dentre outros mimos. Mas o Duster vira o jogo quando o assunto é o prazer ao dirigir. O C3 é alto e estável, mas seu motor 1.6 16V flexível rende até 113 cv a 5.800 rpm, enquanto o 1.6 16V Hi-Flex do Duster gera até 115 cv e entrega o torque máximo em rotação menor, sendo mais forte nas arrancadas e retomadas de velocidade.

Apesar de mais rígida, a suspensão do Renault também absorve melhor as imperfeições do solo e as trocas do câmbio são um caso à parte, com engates extremamente precisos. Já o do rival (mesma mecânica Peugeot) tem certa folga, principalmente nas primeiras relações.

VEREDICTO

Pelo preço, o C3 Picasso é melhor negócio frente ao Duster. Além de ter lista mais vasta de equipamentos e acabamento caprichado, o modelo tem isolamento acústico melhor que o do rival. Por outro lado, para quem busca prazer ao dirigir, o Renault é uma boa pedida, pois rende boas retomadas e o câmbio manual de cinco marchas trabalha melhor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;