Economia Titulo
G10 apresenta proposta para associar setor privado às crises
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 17:17
Compartilhar notícia


Os países industrializados do Grupo dos Dez (G10) fizeram nesta terça em Washington propostas para associar o setor privado à resoluçao das crises, especialmente quando os países emergentes têm problemas para reembolsar suas dívidas.

O G10 vislumbra especialmente ``modificar os contratos de emissoes de obrigaçoes a fim de facilitar as negociaçoes dos refinanciamentos acertados ou de reestruturaçoes em tempo de crise', segundo um comunicado publicado após a reuniao.

Em outras palavras, quando um país emergente toma emprestado do mercado de obrigaçoes, o contrato pode prever uma cláusula de renegociaçao com os credores privados em caso de crise. Os Estados credores nao seriam assim os únicos a suportar os riscos de uma moratória no pagamento.

A associaçao do setor privado pode também consistir em ``alargar e aprofundar as relaçoes entre os credores e os devedores, estimular a inclusao de opçoes de reconduçao nos contratos de dívida, a aplicaçao de linhas de crédito condicionais' e outros instrumentos de garantia utilizados em paralelo com financiamentos oficiais.

O G10 frisou ``a importância do setor privado na prevençao, na contençao e na resoluçao de crises financeiras internacionais'.

A reuniao do G10 em Washington agrupou os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de onze países, os do G7 (Estados Unidos, Japao, Alemanha, França, Gra-Bretanha, Itália, Canadá), assim como Bélgica, Suíça, Suécia e Holanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;