Cultura & Lazer Titulo Sesc São Caetano
Bastidores da música
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/02/2012 | 07:49
Compartilhar notícia


Os bastidores da música brasileira ganham destaque na sessão especial 'Samba e Bossa Nova - Música do Brasil', que movimenta a programação de hoje do Sesc São Caetano. A exibição, recomendada para maiores de 12 anos, é gratuita e ocorre a partir das 20h.

O programa é atração do projeto 'Arte na Sala de Estar', promovido pela unidade local e que traz atividades de música, literatura e cinema de maneira intimista e que promove maior contato das pessoas com as diferentes vertentes das artes.

Na noite, entra cartaz seleção de sete documentários de diferentes épocas que apresentam o mundo dos músicos longe dos palcos. Gravações, entrevistas, depoimentos e algumas apresentações fazem parte do material que reflete o cotidiano de alguns ícones do samba e da bossa nova.

Quem abre a sessão é 'Brasil' (1981), do diretor Rogério Sganzerla. O documentário revela toda a movimentação por trás da produção do álbum 'Brasil', lançado no início da década de 1980 por João Gilberto e que contou com a participação de outros grandes artistas, casos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Pequenas performances de figuras como Ary Barroso e Dorival Caymmi complementam o longa-metragem.

De Sganzerla, a programação também conta com 'Noel Por Noel' (1981). A homenagem ao lendário Noel Rosa reúne série de fotos, documentos antigos, manuscritos originais e outras diversas imagens que remetem à vida e à obra do compositor carioca.

Outro destaque da programação fica por conta de 'Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba' (2006). Com direção de Ricardo Dias e Thomaz Farkas, o título traz raro registro de Pixinguinha feito por Farkas no ano de 1954 no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Samba e Bossa Nova - Música do Brasil - Cinema. Hoje, às 20h. No Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;