Economia Titulo
Expansão do Pólo vai gerar 6.500 empregos
Flávia Corbó
Especial para o Diário
26/08/2007 | 07:17
Compartilhar notícia


Dois grandes investimentos de indústrias instaladas na Apolo (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) devem gerar cerca de 6.500 empregos diretos, entre mão-de-obra contratada e temporária, e outros 25 mil indiretos nos próximos 24 meses.

O empreendimento em estágio mais avançado é a ampliação da PQU (Petroquímica União), que pretende aumentar em 40% a produção de etileno. As obras devem necessitar de 3.000 profissionais e, após o término da ampliação, o aumento da produtividade da indústria deve criar outros 14 mil empregos, diretos e indiretos, no Grande ABC.

PETROBRAS

Outro grande número de vagas deve ser criado com a ampliação da Recap (Refinaria de Capuava), pertencente a Petrobras, localizada em Mauá. “A obra não tem a intenção de aumentar a produção da indústria, mas sim, de melhorar a qualidade da gasolina e do óleo diesel produzidos aqui”, explica Sidney dos Santos, gerente executivo da Apolo.

No pico das obras da nova instalação, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2009, será utilizada a mão-de-obra de pelo menos 3.500 operários.

Além dos colaboradores envolvidos diretamente no trabalho, outros 9.000 empregos devem ser gerados de forma indireta.

Empresas que prestam serviço de alimentação, produzem ferramentas ou fornecem transporte serão beneficiadas com a enorme circulação de pessoas durante o período de ampliação da fábrica. “Costumo dizer que enquanto há uma pessoa trabalhando aqui dentro, há outras três lá fora”, diz o gerente de empreendimentos da Recap, Jorge Ventura.

QUALIFICAÇÃO

As petroquímicas devem realizar a maior parte das contratações a partir do próximo ano, quando as obras de ampliação irão começar a avançar, mas agora é o momento dos profissionais interessados em participar dos empreendimentos buscarem qualificação.

A Petrobras fez um acordo com as prefeituras do Grande ABC e deve selecionar profissionais entre os currículos cadastrados nos PATs (Postos de Atendimento aos Trabalhadores) e dos CPTERs (Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda) para receberam treinamento gratuito no SENAI.

Critérios sócio-econômicos serão usados para escolher os beneficiados. Candidatos desempregados ou que possuam um grande número de filhos podem ser privilegiados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;