Economia Titulo Mudança
Sto.André irá propor ao Estado criação de polo tecnológico regional

Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico avalia que projeto ganhará força se integrado com as demais prefeituras do Grande ABC

Soraia Abreu Pedrozo
05/03/2016 | 07:25
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli (PRP), irá participar na segunda-feira de reunião com representantes do governo do Estado para propor a criação de um polo tecnológico regional. A cidade foi credenciada ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) em janeiro, mas, agora, a ideia da Prefeitura é criar projeto mais amplo, envolvendo os outros seis municípios do Grande ABC.

A reunião será com Ana Abreu, subsecretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo Oswana, a pauta será levada também para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e à Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. “Entendemos que existe a possibilidade de a região se tornar um centro de inovação com a instalação do polo tecnológico, de maneira que cada cidade tenha seu parque”, comenta a vice-prefeita.

Para Oswana, o projeto conjunto tem mais força do que se executado por apenas um município. “Se o cenário econômico atinge todos os municípios de maneira igual, nada mais certo do que unirmos esforços para consolidar (o polo).” Além disso, destaca, a atuação em grupo evita ambiguidades – por exemplo, que duas cidades explorem mesmo segmento de atuação em vez de diversificar as atividades.

Oswana acrescenta que as prefeituras de São Bernardo e Mauá também têm projetos avançados para implantação de iniciativas que fomentem a inovação e o desenvolvimento de pesquisas focadas na melhoria da atividade industrial e no aumento do valor agregado da produção. No início do século, as discussões sobre a criação de um polo regional eram frequentes, mas, depois, o assunto passou a ser tratado individualmente por cada prefeito.

VERBA - Em 2010, a Prefeitura de Santo André, ainda administrada por Aidan Ravin (PSB) obteve R$ 330 mil junto ao governo do Estado para execução de plano urbanístico base. Desse total, R$ 92.220 foram devolvidos. O projeto agora está em fase de captação de recursos e busca por empresas interessadas. As áreas reservadas são o antigo terreno da Rhodia Química, na Avenida Antônio Cardoso, e outros dois espaços localizados na Avenida dos Estados e no bairro Campo Grande. Ao todo, serão cerca de 230 m² disponíveis para construção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;