Setecidades Titulo Sacadura Cabral
No bairro Sacadura Cabral, descarte irregular de lixo provoca transtornos
Leonardo Santos
especial para o Diário
03/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Montanha de lixo causa desconforto e receio aos moradores do bairro Sacadura Cabral, em Santo André. A Rua Fernando Noronha está tomada pelos resíduos, que vão de restos de comida a eletrodomésticos. O descarte irregular é feito na madrugada por caminhoneiros, carrinheiros e mesmo moradores de outros bairros. A segurança na região é precária e há assaltos constantes, além da presença de usuários de drogas. O problema acontece há quatro anos.

Além do acúmulo de sujeita, ontem havia objetos queimados e fezes na via, que atraíam várias moscas.

A queima dos objetos atrapalha o tratamento do marido da dona de casa Vicentina Barbosa Matheus, 73 anos, que tem problemas respiratórios. “A fumaça chega em minha casa e faz muito mal para ele. E o cheiro é horrível. Meu neto não sai para brincar porque tenho medo de ele se machucar com todo esse lixo.”

A casa do cabeleireiro Miquéias dos Anjos, 41, foi invadida duas vezes. Em uma delas, ele foi rendido pelos criminosos e teve prejuízo de R$ 2.000 pelos itens levados. “Cansamos de fazer abaixo-assinado e falar com a Prefeitura. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) faz manutenção, mas demora para voltar.”

Morador há 38 anos, o montador Moacir Lemes, 46, diz que foi ameaçado por chamar atenção dos carrinheiros.

O Semasa informou que o descarte irregular na via é combatido constantemente desde novembro de 2015. Ainda conforme a nota, a autarquia pede que os moradores façam denúncias pelo telefone 115. Na última manutenção, no dia 17 de fevereiro, foram recolhidas 88 toneladas de resíduos. Sobre a segurança, a Prefeitura afirmou que a GCM (Guarda Civil Municipal) faz patrulhamento na área e realiza semanalmente operações de apoio a Inclusão Social e Assistência à Saúde no atendimento de usuários de drogas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;