Esportes Titulo No Brasil
Polêmica agita segunda edição da Liga de Basquete
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


No que depender da técnica do Santo André/Semasa, Laís Elena Aranha, a reunião que vai definir as diretrizes da Liga de Basquete Feminino, amanhã, vai pegar fogo. A treinadora lidera grupo de dirigentes que tenta evitar que clubes privilegiados financeiramente possam encher os elencos com jogadoras estrangeiras, enquanto revelações do basquete brasileiro estão desempregadas. No ano passado, o regulamento permitia três estrangeiras por time, e a ideia é que neste ano sejam liberadas apenas duas.

A atitude é baseada no recém-criado time do Maranhão. A equipe terá a ala Iziane e outras duas jogadoras norte-americanas que atuam com a brasileira no Atlanta Dream, da WNBA. Nos últimos dias, porém,surgiram informações de que a equipe está atrás de outra estrangeira. "Isso seria permitir que a maioria das cinco jogadoras em quadra seja de fora. Vai totalmente contra o que queremos, que é valorizar nossas atletas", argumenta Laís.

Polêmica à parte, a segunda edição da Liga tem início previsto para o dia 10 de dezembro com nove clubes: Santo André, São Caetano, Ourinhos, Americana, São José dos Campos, Catanduva, Araçatuba, Blumenau e Maranhão. O regulamento será definido na reunião de amanhã, assim como a tabela da competição.

 

TIME

Atual campeão, o Santo André não terá grandes novidades para a segunda edição da Liga. Foram mantidas as jogadoras, entre elas a cubana Ariadna, além do trio Jaqueline, Micaela e Nádia, que defende a Seleção Brasileira. Reforçam a equipe ainda as atletas da base Sassá e Cacá, que também estiveram com o time brasileiro em competições internacionais.

"Temos uma equipe competitiva, mas já sofremos com desfalque da Nádia, que está com fratura por estresse e não tem previsão de volta. Sorte que como a Liga começa no dia 10 de dezembro temos mais tempo para recuperá-la", comemora a técnica.

Laís considera os times paulistas os principais rivais. "Americana e Ourinhos são grandes forças. Agora precisamos saber como virá esse time do Maranhão. Certo é que essa temporada será muito mais equilibrada do que a primeira edição", garante.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;