D+ Titulo
Acabou a era do gloss: agora o que vale é batom!
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
12/09/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


Nada de brilhinho básico. O gloss já teve lugar de destaque na nécessaire da mulherada, mas a moda que vai bombar na temporada primavera/verão são os batons com cores fortes e variadas, como verde, pink, azul, laranja, vermelho-tomate, lilás e preto. É claro que para finalizar o look e dar aquele efeito molhadinho está permitido usar brilho por cima da cor, só que sem exageros.

"Era moda substituir o batom por gloss. Nas próximas estações, o brilho vai ficar um pouco de lado, mas nunca deve sair da bolsa", acredita Marcos Costa, maquiador da Natura, que reforça que o batom veio para ficar. "Por mais que a aplicação do gloss seja mais fácil, o batom é um clássico. Deixa os lábios chamativos, principalmente, nos dias de verão."

Cor é bacana e está com tudo. Porém, antes de começar a se maquiar, preste bastante atenção para não compor um look carregado demais. Para Marcos Costa, o importante é saber usar cada cor de acordo com a ocasião. "Quem optar por batom escuro, deve usar sombra e blush clarinhos. A não ser que a mulher tenha muita atitude e personalidade", diz. Se a sombra for mais forte uma boa opção para a boca são os batons na cor nude (tipo cor da pele). Se não encontrar batom nesta tonalidade, vale usar um pouco de corretivo da pele nos lábios. O resultado é bem legal.

Quem não está tão afim de destacar o batom escuro, a dica é usar a esponjinha do pó compacto para dar leves batidinhas sobre os lábios. Assim o tom do cosmético fica mais apagado e aparece bem menos. Já quem curte um estilo meio rock, dark ou vamp é a hora de usar e abusar do preto. O tom berinjela (mais roxinho) pode ser passado no centro da boca, para amenizar um pouco o preto.

A cor da pele de cada mulher também interfere no momento da escolha do batom. Porém, quando a moda pede cores fortes e variadas, vale tudo. "É bom lembrar que a mulher escolhe como deseja se destacar", finaliza Marcos Costa. Não sabe se ficou legal? Faça vários testes antes de sair de casa. Não tem como errar.

Faz parte da história - Não é de hoje que as mulheres aproveitam o poder da maquiagem para atrair olhares. As egípcias já usavam um tipo de pigmento para colorir os lábios há mais de 3.000 anos. As mulheres dos faraós passavam na boca uma substância chamada púrpura de Tyr, que deixava os lábios com aspecto mais saudável e molhado.

Já as gregas aplicavam nos lábios uma raiz vermelha chamada polderos com mel. Porém, eram proibidas de usar a mistura antes do casamento. Lá pelo século 6 d.C., apenas as espanholas da alta classe tinham o cosmético a disposição. Alguns povos acreditavam que só mulheres mal intencionadas coloriam os lábios, principalmente de vermelho. Isso mudou após a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), quando a cor virou moda.

Com o passar dos anos, o uso do produto tornou-se cada vez mais popular. O batom que conhecemos hoje, em forma de pequeno bastão sólido, surgiu a partir de 1935 em Paris e espalhou-se pelo mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;