Internacional Titulo
Papa João Paulo II visita a Polônia
Das Agências
14/08/2002 | 12:05
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II vai visitar seu país natal, a Polônia, e ali será recebido como um santo por milhões de fiéis a partir desta sexta-feira, num território onde 95% dos habitantes se declaram católicos e consideram-no autoridade moral indiscutível.

A viagem do Papa João Paulo II será para 86% dos poloneses "um acontecimento importante em suas vidas", segundo uma pesquisa recente. E mais de quatro milhões de pessoas (uma em cada nove poloneses) pensam em ver o Papa durante sua visita de três dias à Cracóvia (Sul) e proximidades.

A maioria dos poloneses considera o sumo pontífice como o personagem mais importante da história do século XX. Sua eleição para a Santa Sé foi considerada na Polônia um acontecimento mais significativo do que a queda do comunismo ou o início da Segunda Guerra Mundial, segundo pesquisas realizadas no início do terceiro milênio.

Os poloneses estão convencidos de que a eleição do bispo da Cracóvia, Karol Wojtyla, para a Santa Sé, e suas viagens pastorais, criaram as bases da transição na Polônia Comunista e prepararam a queda do regime em 1989.

Desde a queda do regime comunista, os municípios trabalharam para batizar e "rebatizar" hospitais, orfanatos e outras instituições com o nome do chefe da Igreja Católica. Mais de 200 escolas públicas levam hoje o nome "João Paulo II".

Em Varsóvia, Gdansk (Norte), Siedlce (Leste) ou Cracóvia, acontece o mesmo com pelo menos uma praça ou uma rua e os monumentos em sua honra também são muitos em todo país.

O avião que levará o sumo pontífice à Polonia aterrissa no aeroporto "João Paulo II" da Cracóvia. Muitas famílias polonesas têm uma foto do papa junto com as imagens santas sempre presentes nas casas polonesas.

Para a visita do papa a sua terra natal, toda a imprensa polonesa - jornais, revistas femininas e outros meios - aumentaram suas tiragens e incluíram páginas especiais dedicadas a João Paulo II e em muitos outros casos foram para as bancas com CDs com sermões do sumo pontífice ou canções dedicadas a ele por cantores de rock e outros grupos.

Um CD que inclui um cântico entoado pelo próprio João Paulo II foi editado com mais de 1,6 milhão de cópias pelo maior jornal da Polônia, Gazeta Wyborcza, no Natal de 2001. Ao vender 239 mil unidades, o disco "Abba pater", que o Papa gravou, conquistou o primeiro lugar em vendas de álbuns estrangeiros na Polônia em 1999.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;