Política Titulo
Morre em São Caetano o advogado Antônio Russo, ex-deputado federal
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Morreu ontem aos 76 anos o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São Caetano Antônio Russo. Desde o ano passado o advogado lutava contra um câncer. O político deixa a mulher Cecília D'Agostinho Russo, com quem comemorou bodas de 50 anos em 2006, e os filhos Antônio Russo Júnior e Cibele Russo. O corpo foi velado ontem no Hospital São Caetano e será cremado hoje na Vila Alpina.

O advogado foi vice-prefeito pela Arena no período de 1969 a 1973, quando a cidade era comandada por Oswaldo Samuel Massei. De 1978 a 1982 exerceu mandato de deputado federal.

Filho dos operários Vicente e Josefina, Russo teve uma trajetória impressionante. Nascido em São Caetano no dia 11 de dezembro de 1932, começou a trabalhar como office-boy na Prefeitura. Entregava carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outros tributos e avisos municipais de porta em porta nas residências do município.

Montou um serviço de alto-falante no centro da cidade, aproveitando a boa dicção que apresentava. Também escreveu em jornais locais antes de ingressar em cargos de confiança na administração.

Foi diretor administrativo da Eletropaulo. Formou-se em direito na faculdade Mackenzie e iniciou a carreira de advogado abrindo um escritório na região central de São Caetano, no qual trabalhou até ser internado.

Sua última participação em eleição foi em 1988, quando perdeu para Luiz Tortorello (que morreu em 2004), que viria a ser três vezes chefe do Executivo - também foi derrotado em 1982 por Walter Braido (que morreu no ano passado). "A partir daí, me recolhi à atividade privada e continuei tocando a vida. Política nunca mais", afirmou em novembro de 2005, quando concedeu para a repórter Miriam Gimenes sua última entrevista ao Diário, em sua biblioteca com mais de 7.000 títulos.

O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) ressaltou que a morte do peemedebista "é uma grande perda para São Caetano". "O doutor Russo era um homem extremamente batalhador, de uma inteligência ímpar, que de origem extremamente humilde alcançou os mais destacados postos políticos e empresariais."

O ex-chefe do Executivo de Ribeirão Pires Valdírio Prisco (PSDB) classificou Russo como "o homem mais brilhante do Grande ABC". "Era um conselheiro, com capacidade moral e intelectual fora do comum, muito apegado à família."

O presidente municipal do Psol, Fernando Turco, que ingressou na política pelas mãos de Antônio Russo, observou que a cidade deixa de ter uma das lideranças mais importantes da história. "Tinha por ele um carinho muito grande. Solidarizo-me com a família."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;