Política Titulo
Questão do salário mínimo é mistério no Orçamento 2004
Do Diário OnLine
28/08/2003 | 18:54
Compartilhar notícia


Na apresentação do Orçamento 2004 do governo Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta quinta-feira, a questão da possibilidade de um aumento do salário mínimo no próximo ano ficou obscura. Para não criar expectativas, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, preferiu deixar para depois a definição de quanto será o reajuste.

As chances de acontecer um aumento no mínimo são boas, já que a previsão de gastos com pessoal e encargos para 2004 é 6,87% maior do que a estimativa de execução para 2003. Essa porcentagem representa aproximadamente R$ 5,3 bilhões a mais.

O ministro deixou claro que a decisão sobre o novo salário mínimo será do presidente Lula. "Faremos um remanejamento conforme o que for determinado pelo presidente", revelou Mantega.

Na terça-feira, antes de fechar o Orçamento, Guido Mantega chegou a declarar que o reajuste seria de 5%. "Nos cálculos os técnicos encontraram pelo menos 5%". Porém, ele mesmo reconheceu que este percentual poderia variar com o decorrer do tempo. "Mas nós podemos ultrapassar isso, como aconteceu em 2003". Neste ano, o governo previa um aumento de 5,5%. No entanto, o salário mínimo teve um reajuste na casa de 20%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;