Internacional Titulo
Começa julgamento de sacerdote argentino acusado de crimes na ditadura
Da AFP
05/07/2007 | 20:17
Compartilhar notícia


O ex-capelão da polícia Christian Von Wernich, acusado de homicídios e torturas na última ditadura argentina (1976-83), sentou-se nesta quinta-feira no banco dos réus no início do seu primeiro julgamento por violações dos direitos humanos na Argentina.

O ex-capelão é julgado por sua participação em sete homicídios, 31 casos de tortura e 42 seqüestros ocorridos em cinco centros de detenção localizados na província de Buenos Aires. Várias Mães da Praça de Maio acompanharam o início do julgamento contra o eclesiástico acusado por crimes cometidos na ditadura que deixou 30 mil desaparecidos, segundo organizações humanitárias.

Segundo sobreviventes, o sacerdote percorria os centros clandestinos de detenção da província de Buenos Aires para arrancar confissões dos detidos, submetidos a torturas físicas e psicológicas, ou para convencê-los a delatar companheiros e a colaborar com o regime. No total, 126 testemunhas foram ouvidas no julgamento que vai durar três meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;