Internacional Titulo
Falha humana teria causado choque entre aviões na Alemanha
Do Diário OnLine
Com Agências
02/07/2002 | 18:20
Compartilhar notícia


Uma falha humana teria provocado o choque entre dois aviões no Sul da Alemanha, segundo o vice-ministro russo dos Transportes, Alexandre Neradko. A colisão entre um Tupolev-154 da Bashkirian Airlines e um Boeing-757, da empresa de entregas DHL, causou a morte de 71 pessoas, entre elas pelo menos 52 crianças e adolescentes.

Uma porta-voz do controle de tráfego aéreo alemão apontou duas hipóteses para a provável causa do acidente. Segundo ela, ou os controladores no solo apontaram números incorretos para os planos de vôo ou um dos aviões não seguiu o plano de vôo.

Segundo a polícia do Estado alemão de Baden-Württemberg, onde aconteceu o acidente, a colisão pode ter sido causada devido ao fato do piloto do Tupolev não ter respondido às advertências dos controladores aéreos de que estava voando na trajetória do Boeing.

Controladores de tráfego aéreo suíços informaram que o Tupolev recebeu ordens para reduzir a altitude um minuto antes do acidente. Os dois aviões mudaram de altitude, em vão, apenas para evitar a colisão quando bateram entre si.

No entanto, os esforços em evitar a colisão podem tê-la causado, já que o Boeing, equipado com um sistema para detectar tais perigos, havia desviado sua rota precisamente quando o Tupolev continuava seguindo as indicações do controle.

O primeiro-ministro alemão daquele Estado, Erwin Teufel, descartou que uma falha técnica ou erro dos controladores aéreos tenham sido a causa do acidente aéreo. Ele garantiu que sua administração não possui informações que permitam supor que algum dos dois aviões apresentasse falhas.

As equipes de resgate já encontraram as caixas-pretas dos dois aviões, informou o porta-voz da polícia de Friedrichshafen. O material contido nas caixas será analisado a partir de quarta-feira. Quinze peritos russos viajaram nesta terça para Friedrichshafen, onde vão participar das investigações sobre o acidente aéreo.

O Tupolev, que viajava com 69 pessoas a bordo, entre elas 12 tripulantes, viajava de Moscou para Barcelona e transportava turistas russos que iriam passar as férias em Costa Brava, no litoral mediterrâneo da Espanha. Já o Boeing, da empresa de entregas DHL, voava apenas com o piloto e o co-piloto e seguida de Bruxelas, na Bélgica, a Bahrein, no Golfo Pérsico.

Uma testemunha ouvida pela rede de TV alemã ARD disse que as aeronaves formaram "duas bolas de fogo no ar" logo após se colidirem. O choque ocorreu sobre a cidade de Ueberlingen, a 220 km ao sul de Frankfurt, próximo ao lago Constance, na fronteira entre Alemanha, Suíça e Áustria.

Segundo o governo alemão, os destroços das aeronaves caíram em uma área residencial. Vários edifícios foram atingidos, incluindo uma escola e uma granja. No entanto, não há notícias sobre mortos no solo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;