Esportes Titulo
Santo André ensaia até
o discurso rumo à vitória
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
19/03/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


"És lutador, grande guerreiro, és valente." Esse trecho do hino do Santo André retrata o espírito que o time deve ter no confronto de hoje, contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. A partida tem caráter de decisão e outro resultado que não a vitória pode ter consequências bastante negativas ao Ramalhão, que ocupa a 19ª colocação na tabela e deposita todas as esperanças em um triunfo hoje (às 18h30, no Bruno Daniel) para seguir confiante à permanência na elite estadual.

Para qualquer um no grupo andreense, do roupeiro ao centroavante, o discurso é único: "É uma decisão e precisamos da vitória", disseram o técnico Sandro Gaúcho e o zagueiro Marcelo Godri, em fala que até parecia ensaiada. "Respeitamos o Oeste, mas no que diz respeito ao nosso objetivo a vitória é fundamental", emendou o treinador.

Segundo Godri, a cota de derrotas (cinco) e empates (sete) já se esgotou. "Agora é vencer. Acabou a chance de pensar em outro resultado", afirmou o jogador, um dos poucos do grupo que participou de todos os jogos desde que Gaúcho assumiu o time. Motivo? "Não sei. Opção do treinador. Ele é quem escala e se acha que o melhor é me manter, fico feliz", explicou.

O fato de Marcelo Godri atuar em mais de uma posição no campo é fundamental na visão de Sandro Gaúcho, que também elogia a polivalência de Luciano Fonseca, atacante que pode atuar na ala direita. "Eles podem jogar tanto numa posição quanto em outra e é muito importante que tenhamos opções para criar situações (de gol)", disse o técnico.

Perdoado, Allan vira o cabeça do meio-campo andreense

 

Partindo-se da teoria de que todo ser humano é passível a erros e também merece o perdão, o meia Allan prefere esquecer a situação vivida há duas semanas, quando não compareceu ao treino do Santo André, foi cortado do jogo contra o São Paulo e multado em 20% do salário, para assumir papel de peça fundamental no esquema do técnico Sandro Gaúcho. Arrependido pelo que fez, pediu desculpas ao treinador e ao elenco, acabou perdoado e está mais uma vez confirmado entre os titulares para a partida de hoje, contra o Oeste.

Independentemente de Sandro Gaúcho armar o time no 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2 ou 3-6-1, Allan tem vaga praticamente garantida, apesar de preferir manter a modéstia. "Estou feliz por estar jogando, mas não posso me acomodar. Tenho sempre que melhorar", afirmou o jogador. "O que aconteceu (falta ao treino) não podia ter acontecido, pedi desculpas e me entenderam."

Quando joga como segundo homem de meio-campo, Allan tem de desempenhar função tanto defensiva quanto ofensiva, armando o time. Nada, no entanto, que o faça reclamar. "Está ajudando a desenvolver meu trabalho. Gosto de jogar vindo de trás. Essa função facilita para mim."

E se pintar a oportunidade, seja com a bola rolando ou nas jogadas ensaiadas em cobranças de faltas e escanteios, Allan põe na rede, como aconteceu na partida contra o Sampaio Correa, quarta-feira, pela Copa do Brasil (na derrota por 3 a 2). O meia destaca, porém, que seu gol não está condicionado à sua falta. "Marcar é importante, mas tenho plena convicção que todos me conhecem e sabem que aquele foi um fato isolado", afirmou.

Segundo ele, a vitória hoje é fundamental, afinal não quer reviver o drama de mais um rebaixamento pelo Santo André - Allan estava no grupo que caiu à Série C. "Nossa situação nos impõe vitórias, e não só esse jogo contra o Oeste, porque o quanto antes a gente sair dessa situação, melhor. Falo aos que chegaram que é difícil, complicado, mas para que façam o melhor e deem o máximo, para no futuro não chorar sobre o leite derramado."

 

Sandro Gaúcho esconde o time

 

O treinamento de ontem do Santo André foi cercado de mistério. O técnico Sandro Gaúcho, após o tradicional rachão, trabalhou com diversos jogadores, sem dar pistas de quem enfrenta o Oeste. Apenas após a atividade surgiram algumas informações, bastante confusas.

"Podemos jogar no 4-4-2, 4-3-3 ou 3-5-2 e todos têm ciência disso e estão preparados. Alguns deram boa resposta na partida contra o Sampaio Correa e podemos aproveitar. Durante o treino tentamos educá-los, dar opções, mas também vai muito da criatividade individual deles em campo", afirmou o treinador, que pode entrar com Luciano Fonseca na ala-direita e Célio Codó no comando de ataque.

Enquanto isso, na equipe do Oeste o único desfalque deve ser o volante Márcio Passos, suspenso. O técnico Luís Carlos Martins promoverá a entrada de Léo Salino.

 

Torcida põe em prática ação com ingressos

 

A torcida do Santo André mostrou pulso firme, teve o aval e a colaboração da Saged (Santo André Gestão Empresarial Desportiva), e conquistou uma carga de ingressos para distribuir em nove postos de venda pela cidade (veja a lista ao lado). A Fúria Andreense, principal organizada do time, tomou as rédeas da ação e o resultado deve estar visível nas arquibancadas do Estádio Bruno Daniel na partida de hoje, contra o Oeste.

"Tivemos um respaldo positivo. É uma experiência nova, que conhecíamos apenas na teoria e agora na prática. Os lojistas abrirem as portas para a gente. Foi algo muito bom e com certeza vai aproximar o time da cidade", explicou o presidente da Fúria, Renato Ramos.

Os grandes diferenciais da iniciativa são propor mais opções de postos de venda aos torcedores a preços mais baratos do que a meia-entrada na bilheteria - R$ 7. Dessa forma, por ora quatro bairros andreenses contam com locais para compra de ingressos (Vila Luzita, Vila Helena, Vila América e Centro). "Mas alguns lojistas já nos ligaram cobrando, querem tornar-se postos de venda", disse Renato Ramos.

A intenção da torcida é aumentar e consolidar a relação entre munícipes e o Ramalhão, que tem esfriado nos últimos anos. "Nossa ideia é montar uma rede para que o torcedor saiba que perto da casa dele há um ponto de venda com preço mais acessível. A partir daí ele pode levar um amigo e assim por diante", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;