D+ Titulo Dormir
Como funciona o ciclo do sonho
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
05/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O sono é dividido em duas partes: não-rem e rem. No não-rem há três estágios, o superficial, muito fácil de despertar; o intermediário, quando ainda não dormiu profundamente; o pesado, quando precisa de mais barulho para acordar. Nesse último, é produzido o hormônio do crescimento. Passados 90 minutos (juntando as três fases anteriores), chega-se no sono rem.

É o momento em que o cérebro separa o que aprendeu de mais importante e registra. Também é a fase em que sonhamos. O sonho é a representação da imaginação. Os neurocientistas dizem que é apenas mistura de informações sem sentido que juntam pessoa e ambientes conhecidos. Já o pesadelo representa uma situação de estresse. É sonho com conteúdo negativo, mais frequente em crianças novas.

* Consultoria de Gustavo Moreira, pediatra e pesquisador do Instituto do Sono da Unifesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;