Cultura & Lazer Titulo
Paranapiacaba está pronta para o II Festival de Inverno
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
06/07/2002 | 17:17
Compartilhar notícia


Egberto Gismonti, Yamandu Costa, Nelson Ayres e Roberto Sion são alguns dos nomes confirmados para a segunda edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que começa no próximo sábado (dia 13) e se estende até o dia 21 deste mês.

O evento cresceu este ano e conta com apoio do Diário. Uma das novidades é que, além das apresentações no clube União Lira Serrano, haverá shows no palco montado na Praça do Mercado. Também pela primeira vez a programação inclui companhias de dança, uma seminário com tema ecológico e exibição de filmes do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Todos os espetáculos terão entrada franca, com exceção das atrações do Lira Serrano, onde o ingresso será a doação de um agasalho. Yamandu Costa será o primeiro a dar um show de virtuosismo nesse palco. Gaúcho de apenas 22 anos, o violinista é considerado uma das maiores revelações da música popular brasileira dos últimos tempos. Venceu o prêmio Visa – edição instrumental – de 2001, tocou no Free Jazz Festival e também é atração no Festival de Inverno de Campos do Jordão deste ano.

O veterano Egberto Gismonti é presença imperdível em Paranapiacaba. O multiinstrumentista iniciou sua trajetória ainda adolescente. Estudou na França, fez grande sucesso no Brasil e no exterior sobretudo com o disco A Dança das Cabeças (com Naná Vasconcelos) e é conhecido, até hoje, por sua habilidade e criatividade.

O saxofonista Roberto Sion e o maestro Nelson Ayres serão as estrelas do concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André. A Cia. de Danças de Diadema inaugurará a participação dos balés no evento, exibindo Balaio da Dança. O espetáculo é uma espécie de pot-pourri com trechos de quatro coreografias do repertório do grupo dirigido por Ivonice Satie.

Diversidade – A ecologia será outro ponto forte do evento. Nos dias 17 e 18 será realizado o seminário O Homem e o Ambiente, com participação de profissionais conceituados, como o geógrafo Aziz Ab’Saber. No dia 15, terão início as exibições de filmes do Fica. Ao todo serão 11 sessões, realizadas durante a semana e com produções de diversos países. Fora isso, haverá passeios turísticos pela Vila Ferroviária por irrisórios R$ 3 (dias 13, 14, 20 e 21). Serão realizados, ainda, eventos ligados a artes plásticas, poesia, teatro e esporte.

Como opções de hospedagem há um camping, uma pousada a 5km da Vila e as casas dos próprios moradores, que oferecerão aos turistas dormitório e café da manhã, cobrados por diária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;