Cultura & Lazer Titulo
Dia de cinema nacional a preço simbólico
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
04/11/2001 | 17:46
Compartilhar notícia


Esta segunda é dia de cinema nacional por R$ 1 em toda a rede Cinemark, que administra 19 salas no Grande ABC – dez em Santo André (ABC Plaza Shopping) e nove em São Bernardo (Extra Anchieta). Estão programados 11 longas-metragens na região.

Estrelado por Rodrigo Santoro e premiado nos festivais de Brasília, Recife, Locarno e Biarritz, Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky, é um chamado pela tolerância e uma denúncia contra os hospitais psiquiátricos. Memórias Póstumas, de André Klotzel, é uma adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Dois atores interpretam Brás Cubas: Reginaldo Faria e Petrônio Gontijo, que faz o personagem quando jovem.

Baseado no romance de Jô Soares, O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr., mistura figuras históricas como dom Pedro II e a atriz francesa Sarah Bernhardt a personagens fictícios, como Sherlock Holmes e Watson. Bufo & Spallanzani, de Flávio Tambellini, é inspirado no livro de Rubem Fonseca. Os personagens de Tony Ramos, Isabel Guéron, Juca de Oliveira, Gracindo Jr. e Maitê Proença estão no epicentro de uma trama macabra.

Em Amores Possíveis, a diretora Sandra Werneck vislumbra três possibilidades para um casal (Murilo Benício e Carolina Ferraz) cujo encontro em um cinema não se dá. O filme conta com Emílio de Mello, Beth Goulart e Irene Ravache.

Partilha, de Daniel Filho, narra o encontro de quatro irmãs (Andréa Beltrão, Glória Pires, Lilia Cabral e Paloma Duarte) após a morte da mãe. O longa é baseado na peça de Miguel Falabella.

Cinco histórias inspiradas na peça de Renata Melo compõem Domésticas, de Fernando Meirelles e Nando Olival. A própria Renata protagoniza a fita. Em Minha Vida em Suas Mãos, de José Antonio Garcia, Maria Zilda Bethlem faz uma professora que se apaixona pelo próprio seqüestrador, papel de Caco Ciocler.

Tainá, uma Aventura na Amazônia, de Tânia Lamarca, é o infantil no qual Eunice Baía interpreta uma indiazinha empenhada em salvar a floresta.

Em Xuxa Popstar, de Tizuka Yamazaki e Paulo Sérgio Almeida, há um desfile de ídolos do chamado pop brega (As Meninas, É o Tchan, KLB) sustentado por Xuxa. Senta a Pua!, de Erik de Castro, é o documentário que colheu depoimentos de veteranos das Forças Armadas que lutaram na Segunda Guerra. “Senta a Pua!” foi o lema adotado pelos pracinhas brasileiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;