Economia Titulo
Fundador do grupo Apolinário morre aos 82 anos
Fabiana Marinello
Especial para o Diário
30/03/2000 | 23:44
Compartilhar notícia


  O empresário Isaías Apolinário morreu na noite desta quarta-feira, aos 82 anos, em virtude das conseqüências de um infarto ocorrido no domingo. Uma das mais importantes personalidades do meio empresarial do Grande ABC, Apolinário montou um grupo de 22 empresas em várias áreas de atividades, de comércio de eletroeletrônicos a revendas de automóveis, passando por turismo, fazendas e loteamentos. O enterro do empresário foi realizado nesta quinta no cemitério da Vila Assunçao, em Santo André, e contou com a presença de centenas de pessoas.

Apolinário surpreendia por sua dedicaçao ao trabalho. Mas, ultimamente, a administraçao das empresas estava sob a responsabilidade dos filhos: Denize, que comanda a concessionária de automóveis Avel de Sao Bernardo, as revendas de caminhoes e ônibus (também Avel) de Sao Bernardo e Baixada Santista, as revendas Volkswagen de Rudge Ramos e de Santo André e o consórcio Apolinário; e Décio, que administra as empresas ligadas ao ramo imobiliário e de turismo.

Filho de portugueses, Apolinário começou a trabalhar com o pai no sítio da família em Tremembé, na capital. Em 1948, ele já atuava no Grande ABC como comerciante no bairro de Santa Terezinha, em Santo André. Em 1963, deu a grande virada de sua vida ao entrar para o ramo de automóveis. Foi entao que nasceu a Karsimca, revendedora dos carros da marca Simca. Para tocar os negócios, foram convidados para sócios os amigos Mario Simoes e Augusto Napoleao, que já atuavam no ramo. A uniao do grupo fez com que naquele tempo a Simca e Chrysler fossem as montadoras mais expressivas da regiao.

A aposta de Apolinário nos negócios em quatro rodas fez nascer também a Automasa, de Mauá, em 1965, e no ano seguinte a Avesa, que acabou por incorporar a Karsimca, de Santo André. Quatro anos mais tarde, foi aberta a terceira revenda da marca, a Avel, em Sao Bernardo, e, em 1972, a quarta, a Rudcar Rudge Ramos Veículos.

Mas como o empresário era daqueles que nao se contentava apenas com uma atividade, em 1967 comprou a Fazenda Ouro Verde, em Barra dos Bugres (MS). No mesmo ano, surgiu a Uniao Empreendimentos, um consórcio de veículos. Nas décadas seguintes, os Apolinário estenderam os negócios no segmento de corretagem de seguros, motocicletas, processamento de dados, imóveis e caminhoes.

Atualmente, Apolinário vivia com Leonor, sua mulher, na pacata Monte Azul Paulista (SP). "Estou de férias depois de um longo tempo de trabalho duro", disse ele na última entrevista ao Diário, no dia 25 de setembro do ano passado.

Para o vice-presidente da Associaçao Comercial de Santo André (Acisa), Otávio Leite Vallejo, a vida de Apolinário servirá como exemplo de dedicaçao ao trabalho e à família. "Foi uma grande perda para a regiao", comentou. Segundo ele, há planos de realizar uma homenagem ao empresário. "Ele nao pode ser esquecido".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;