Memória Titulo Memória
A emoção do Ademar
Ademir Medici
08/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Não se escuta o toque de um clarim, o ribombo de uma zabumba, a gritaria de um forrobodó. Nada. A nossa terra nunca teve vocação para essas coisas. O Carnaval em São Paulo apareceu por volta de 1857, com os ‘zuavos’, numa chácara do caminho de Santo Amaro, e teve até há pouco uma vida toda artificial. Momo em São Paulo é um deus sem futuro.”

Cf. O Estado de São Paulo, 8-2-1931, p. 7.

Já em 1954...

“A música era muita marchinha e ritmo mais caribenho. Samba, mesmo, quase nada. As roupas (smoking e summer) não parecem coisa de Brasil. As chanchadas dos anos 1950 mostravam mesmo como era na época.

Você não verá ninguém pelado nem doidão.

E o lança-perfume era liberado.

Os desfiles com carros alegóricos eram apresentados pelas chamadas ‘grandes sociedades’, que eram agremiações que desfilavam na terça-feira.”

Cf. Carlos Henrique de Miranda Pinto, o Galego, apresentando um filme daquele ano no Rio de Janeiro: enviado à Memória por Augusto Liochi, de Ribeirão Pires.

O Carnaval de Rua de Santo André, em 1986, teve dois vencedores, mas bem que poderia ser considerado empatado, pela diferença mínima: Ocara campeã, pelo corpo de jurados oficiais, com a Estação Primeira fungando no seu cangote; Estação Primeira campeã, pelo juri popular, com Ocara não lhe dando folga em segundo. Vejam o quadro. Nos dois casos, um mísero ponto de diferença.

Resultado divulgado, a emoção explodiu dentro e fora do Paço e entra pela história com o choro sentido deste cidadão do samba do Grande ABC, Ademar de Barros, Ocara ontem, hoje e para sempre.

Impassível e elegante como sempre, o jornalista Luiz Sarmento, presidente de várias comissões organizadoras em Santo André, inclusive a do Carnaval de Rua – entrava prefeito, saia prefeito, Sarmento, pela sua postura profissional, mantinha-se como assessor direto de Comunicações. Aposentou-se quando Celso Daniel assumiu pela primeira vez, na virada de 1988 para 1989.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 7-2-1986 - ano 28, nº 6052

Manchete – Novo Ministério tem sete nomes definidos; Paulo Brossard na Justiça

Santo André – Chuvas causam inundações em Utinga, Santa Terezinha e Parque Novo Oratório.

Em 8 de fevereiro de...

1916 – Estão matriculadas no Grupo Escolar de Santo André 560 crianças de ambos os sexos. Mais de 200 outras não recebem instrução. A cidade defendia a decretação da obrigatoriedade do ensino no município.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Grande navio de guerra alemão afundado’.

1966 – Sucursal de Santo André do jornal Última Hora inaugura telex.

1991 – Fundado o Grêmio Cultural e Escola de Samba Fantasia e Realidade, de Diadema.

Santos do Dia

- Santa Josefina Bakhita (Sudão, África, 1869 – Itália 1947). Seu nome significa ‘afortunada’. Ingressou em um mosteiro da Congregação de Santa Madalena de Canossa e ali, por mais de 50

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Jerônimo Emiliani

- Ciríaco

- Juvêncio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;