Setecidades Titulo Brincadeira consciente
Eureca vai às ruas da região central pela 25ª vez

Bloco luta pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Natália Scarabotto
Especial para o Diário
06/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Não teve quem ficasse parado no tradicional bloco de Carnaval Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), que desfilou na tarde de ontem em São Bernardo. Meninos e meninas de todas as idades passaram pelas ruas do Centro da cidade.

Para comemorar o 25º ano do bloco, cerca de 700 pessoas levaram às ruas o enredo Contra a Invisibilidade que nos Enfraquece, pela Visibilidade que nos Fortalece.
Com alegria, a festa busca conscientizar as pessoas sobre os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do evento, Néia Bueno, é importante colocar essas crianças em pauta. “Isso porque quase ninguém se preocupa com o que acontece com elas.”
A festa é organizada pelo projeto Meninos e Meninas de Rua e conta com a participação de instituições do Grande ABC, Capital e Litoral.

Uma participante de 16 anos, que desfila no bloco desde 2011, acredita que o evento mostra os problemas do Brasil. “Ele passa o que a gente que vive nessa situação sente no cotidiano.”

Confete, faixas e bateria embalaram o público por duas horas. “Parece que a música bate no coração e anima a gente”, disse o participante do Centro Afro Brasileiro Thiago Martins de Queiroz, 12.
O bloco também aproxima as famílias. A mãe de Thiago, a dona de casa Antônia Neném, 40, participou pela primeira vez do desfile e adorou. “Ele e a irmã sempre querem que eu venha. Agora que estou aqui, vejo que é muito bom interagir com eles.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;