Memória Titulo Memória
A arte de Elza Cabeleireira para o Carnaval 1964

Carnaval também era elegância. Santo André acompanhava a moda...

Ademir Medici
02/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Carnaval também era elegância. Santo André acompanhava a moda. Na arte de penteados inspirados, o destaque ficava para a Elza Cabeleireira.

“Uma artista, inspirada, moderna, com um feeling que poucos têm”, sintetiza nossa colaborada, Marília Galuzzi.

Conta Marília que Elza era sempre procurada pelos jornais, televisão, desfiles, fotos. Recebeu muitos prêmios. “Uma linda pessoa.”

Os penteados hoje apresentados, de 1964, são criações da Elza Cabeleireira para o Carnaval daquele ano.

Elza reside hoje em São Caetano. Memória projeta uma grande entrevista com ela. Claro, com a intermediação de Marília.

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de fevereiro de 1986 - ano 28, nº 6048

Manchete – A Cetesb informa: região, um grande barril de pólvora

Nas indústrias, produtos químicos, tóxicos e inflamáveis e sem controle.

História – Museu Ferroviário de Paranapiacaba abre dia 26.

O sistema funicular e equipamentos centenários das marias-fumaça estavam sendo recuperados.

Nota – Trinta anos depois constata-se que o sistema funicular apodrece serra abaixo. Só acreditaremos na recuperação ferroviária de Paranapiacaba quando o funicular estiver novamente funcionando, em todo ou em partes. Tudo o mais não passa de perfumaria e de discurso mambembe das administrações municipais que vão se sucedendo.

A cidade de Bergamo, na Lombardia, Itália, investe no turismo a partir de um sistema funicular infinitamente menor que o de Paranapiacaba. Com isso, foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Caso os mesmos técnicos que tiveram olhares para Bergamo voltassem atenções a Paranapiacaba, com um sistema funicular refeito, sem dúvida colocariam a vila ferroviária no topo do mundo preservacionista.

Carnaval 1986 - Escola de Samba Leões do Vale, do Jardim Aclimação, anunciava o seu enredo para os desfiles de Santo André: Morunguetaba, a cidade encantada. Compositores: Pantera e Sueli; puxador do samba: Ed Marcio.

Hoje

- Dia do Religioso

- Dia do Agente Fiscal

Em 2 de fevereiro de...

1906 – Laura Bacchi nasce em Santo André. Filha mais velha de Ardille Bacchi e Evelina Dalla Bacchi, italianos que vieram com suas famílias para o Brasil ainda crianças.

1916 – Organizam-se os canteiros de Ribeirão Pires. A polícia de São Bernardo os chama de anarquistas. É preso o líder Alexandre Zanella, remetido para São Paulo.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Trama contra o ministro da guerra da Bulgária’.

1931 – Prefeito Armando Setti baixa o Ato número 2 que diz: todas as construções novas de ruas como a 15 de Novembro e Catequese, no bairro Jardim, no distrito de Santo André, deverão ficar recuadas quatro metros do alinhamento da via pública.

O ato compreende outras vias: Padre Manoel de Paiva, Padre Manoel da Nóbrega, dos Jesuítas, Padre Anchieta, Travessa Santo Amaro, São Vicente, das Monções, das Bandeiras, Travessa São João, das Esmeraldas, do Ouro e Padre Vieira.

1946 – Instalada a Assembleia Constituinte após a queda de Getúlio Vargas.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Itu, fundado em 1610 e elevado a município em 1657, quando se separa de Santana de Parnaíba. O nome significa ‘salto’.

Itu realizou a primeira convenção republicana do País, em 1873. De Itu veio para Santo André a família Flaquer, do senador José Luiz Flaquer e seu irmão, coronel Alfredo Luiz Flaquer.

Santos do Dia

- Santa Maria Domenica Mantovani (Itália, Verona, 1862 – 1934). Fundadora da congregação Pequenas Irmãs da Sagrada Família, com 150 casas em vários países, inclusive no Brasil, dedicadas às mais variadas atividades apostólicas e de caridades.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Nossa Senhora dos Navegantes

- Catarina de Ricci

- Feliciano de Roma

- Joana de Lestonnac 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;