Memória Titulo Memória
Ribeirão Pires. Saulo. A destruição

Saulo Benevides poderá ficar na História de Ribeirão Pires pela destruição...

Ademir Medici
29/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Há prefeitos que ficam na História pela construção. Saulo Benevides poderá ficar na História de Ribeirão Pires pela destruição de um dos últimos patrimônios físicos da industrialização paulista, o velho moinho de trigo do Estado de São Paulo. Se destruído, perderá Ribeirão Pires, o Grande ABC e o País que optou pelo urbano e pelo industrial. E tudo isso no último ano do governo Saulo. “Antes tarde do que nunca, né?”

Repete, Ribeirão Pires, o que fez São Bernardo com a Fiação e Tecelagem Tognato, instalações destruídas para ceder espaço a espigões que só têm trazido mais problemas ao trânsito que não anda na área do Paço, agora pensado para ser piscinão (argh). Político não aprende mesmo, ou tem outros interesses.

O espaço do velho moinho dos Maciotta deveria ter servido como palco do 13º Congresso de História do Grande ABC, Ribeirão Pires 2015. Não, iluminados preferiram levar o evento para o ponto possivelmente mais distante da cidade, excluindo a participação dos pobres e dos velhos. Pobre Ribeirão Pires.

Parabéns, Nario Barbosa. A foto da primeira página do Diário de ontem é um testemunho de grandeza da reportagem fotográfica e da pobreza de um governo (?) que só pensa naquilo ($). Bem disse o editorialista do Diário, também ontem, lembrando a preservação do Coliseu de Roma, a Eterna, localizado em excelente ponto comercial, mas que ignorou prováveis ideais mercantilistas em favor da História e dos que o construíram – devem imaginar os empreendedores, “que belo ponto seria erguer um shopping no lugar desta velharia que é o Coliseu.”

É fácil destruir, passar uma borracha em cima do sacrifício dos antigos. Difícil é erigir uma obra digna e voltada aos interesses do povo.

E a folia ganha as ruas de Diadema

Começamos as reminiscências do Carnaval deste ano da graça de 2016 por Diadema – até por inspiração de João Gava, que tantos exemplos nos oferece. Mas, em especial, porque recebemos, no pacote de fotos do locutor Octávio Waldir Treff, imagens do que ele chama de primeiro Carnaval Oficial de Diadema.

Fomos conferir na coleção do Diário. E, de fato, os primeiros bailes populares foram realizados na Rua Silvio Donini, travessa da Avenida Antonio Piranga, no Centro histórico da outrora Vila Conceição. Tempo do governo do prefeito Ricardo Putz (1973-1977).

O Primeiro Baile de Rua de Diadema ocorreu em 1974, pois Putz assumiu em 1973, depois do Carnaval. E a iniciativa prossegue até os dias atuais, com os habituais altos e furos seguidos das explicações oficiais.

SANTO ANDRÉ

E nesta sexta-feira, em Santo André, tem o Grito de Carnaval do Bloco Beco do Conforto, a partir das 19h, na Rua Gertrudes de Lima, 552, Centro. A apresentação será do locutor oficial do Carnaval andreense, Denis Santos, e com a presença da Corte do Carnaval 2016.

Completando a programação, a quase centenária Banda Lira, a bateria da Banda do Peru, o Grupo Nó na Pedra e Rose Calixto e Esquema 30. Tudo de graça, ao ar livre, lembrando – e muito – as disputas dos anos 1950 e 1960 dos então Ranchos Ocara e Panelinha. Parabéns, Coquinho e Marrom.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 29 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6044

Manchete – Nave espacial Challenger explode na decolagem do Cabo Canaveral, na Flórida

Nasa desconhece causa da explosão.

Tragédia transmitida ao vivo, comovendo os EUA e o todo o mundo.

Automobilismo – Pátio lotado, pressão da indústria. Repórter fotográfico Reinaldo Martins mostra os veículos abarrotados da General Motors, em São Caetano.

Mauá – Metrô inaugura daqui a 15 dias o terminal rodoviário da cidade.

Carnaval 1986 – Quatro dias de Carnaval em Santo André, com escolas e blocos da cidade e de fora. À frente da Comissão de Festas, o jornalista Luiz Sarmento, a quem a cidade deve uma homenagem, agora póstuma.

Em 29 de janeiro de...

1916 – Câmara de São Bernardo cogita, à semelhança do que tem feito outras casas, da decretação do ensino público obrigatório.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Manifestações contra os alemães em Lausanne (Suíça)’.

1931 – Governo nomeia a professora Esther Medina para o cargo de substituta efetiva do Grupo Escolar de Santo André; e a professora Dirce de Mello Godoy para o Grupo Escolar Senador Flaquer, em São Caetano.

1966 – Inaugurado, em Santo André, o Instituto de Fisioterapia Modelo, especializado em banhos turcos, sauna, duchas.

Santos do Dia

- São Valério de Treviri. Bispo. Viveu no século IV, na Alemanha.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Aquilino

- Bambina

- Constâncio
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;