Política Titulo São Caetano
Eleição para direção da Aciscs é cancelada
Vitória Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição para a presidência da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) foi cancelada. De acordo com o presidente da associação e candidato à reeleição, Mauro Laranjeira, a desconvocação aconteceu porque houve quatro pedidos de impugnação – dois contra cada chapa – sem o parecer de análise final do conselho superior da entidade até o dia da votação.

“Não havia as condições necessárias. Se nós fizéssemos a eleição hoje (ontem), qualquer associado poderia solicitar a impugnação de quem fosse eleito, tanto de um lado quanto do outro”, disse. Laranjeira relatou ainda que irá convocar assembleia geral extraordinária para analisar as denúncias e estabelecer outra data para a eleição.

Descontente com o cancelamento de última hora, o oposicionista Walter Estevam Júnior alegou que Laranjeira poderia ter informado com antecedência sobre a desconvocação e que o ato é medo de perder a eleição. “São 530 sócios aparecendo na portaria da associação porque não sabiam (do cancelamento). Quem fala que vai ganhar a eleição e cancela é porque sabe que vai perder. Quem acha que vai ganhar não tenta derrubar no tapetão.”

A chapa 1, liderada pelo atual presidente e apoiada pela vice-prefeita de São Caetano, Lucia Dal’Mas (PRTB), formalizou no dia 20 dois pedidos de impugnação contra a chapa de Estevam: um alegando que três integrantes da chapa 2 tinham menos de 770 dias de filiação e outro afirmando que três indivíduos estavam com pendências com a tesouraria da associação. Já o bloco oposicionista, que tem o apoio informal do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), fez dois pedidos aduzindo irregularidades em 35 das 41 empresas registradas da chapa.

Segundo Laranjeira, a maioria das alegações pode ser debatida e resolvida. “A única coisa que não é discutível é o prazo de filiação e de estar quite com os cofres da associação comercial. Eu fico pasmo porque nem todo mundo está entendendo que essa é a melhor decisão (adiar a eleição)”, explicou.

Contrário à decisão do situacionista, Estevam declarou que outras medidas serão tomadas. “O presidente do conselho já me disse que vai fazer convocação para a próxima semana, com certeza o conselho vai derrubar a decisão do presidente sobre a desconvocação.”

Para o presidente do conselho superior, Airton Lauriano, o cancelamento da eleição foi grande perda. “O que eu fico mais chateado é que estamos perdendo oportunidade de melhorar o comércio, mantendo a gestão ou mudando. Nós temos de ter e dar condições para os comerciantes, industriais e prestadores de serviço e a democracia é peça fundamental, mas, infelizmente, hoje (ontem) não tivemos isso”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;