Setecidades Titulo Saúde Mental
Sto.André inaugura Caps e república terapêutica

Prefeitura investe em rede de atendimento

Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
01/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André inaugurou ontem mais duas unidades da rede municipal de Saúde Mental: o Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas da Vila Vitória e a primeira República Terapêutica Infantojuvenil 24 horas do bairro Silveira. O Caps está instalado em imóvel construído pela administração, com investimento de R$ 2,18 milhões, e a República Terapêutica funciona em casa alugada pela Prefeitura.

Com dois andares, o Caps 3, quinta unidade a ser inaugurada no município, atenderá moradores dos bairros Vila Luzita, Jardim Irene e Vila Vitória. Até então, usuários residentes nesses locais procuravam atendimento no Caps 1 do Centro.

"Espero que tenhamos muito sucesso no acolhimento não só dos usuários, mas também das famílias. As pessoas que utilizam o serviço de Saúde Mental têm o direito de serem incluídas na sociedade", ressaltou o prefeito Carlos Grana (PT).

A unidade conta com recepção, consultórios, salas de atividades e oficinas, refeitório, cozinha experimental, dez leitos, banheiros e uma quadra coberta com vestiários. A estimativa é que entre 300 e 400 pessoas frequentem mensalmente o local. "É um presente para aqueles que moram em regiões mais distantes e antes não tinham acesso ao serviço. Aqui teremos ótimas condições de trabalho, tanto para a equipe quanto para os usuários que serão atendidos", destacou a coordenadora de Saúde Mental do município, Maria Regina Tonin.

Para o secretário de Saúde Homero Nepomuceno, o momento é de alegria e empenho por parte de todos os envolvidos. "As pessoas que possuem algum tipo de transtorno passam suas vidas em sofrimento, mas a partir de agora terão atendimento 24 horas na região", destaca.

O Caps 3 é destinado ao tratamento de diversos tipos de transtornos mentais. O acesso é feito por meio de encaminhamento ou por iniciativa do paciente ou familiar. Assim que chega à unidade, a pessoa é acolhida por um técnico que fará a primeira avaliação e atenderá a necessidade do indivíduo.

Na unidade, que funciona 24 horas, há atendimento diurno e noturno. No caso diurno, as atividades executadas por cada pessoa serão definidas por ela e pela equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Já a hospitalidade noturna ocorre quando pacientes necessitam de monitoramento devido a crises, troca de medicação, entre outros.

REPÚBLICA TERAPÊUTICA

Já a República Terapêutica Infantojuvenil 24 horas, também entregue ontem, é a primeira da cidade e oferece oito leitos. A porta de entrada para o programa é o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).

Durante certo período, que varia de pessoa para pessoa, o paciente irá morar no local e participará de atividades criadas pelos acompanhantes terapêuticos.

O mesmo procedimento ocorre na República Terapêutica Adulto 24 horas, que também oferece oito leitos e foi inaugurada na sexta-feira, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;