Internacional Titulo
Bombeiros de 11/09 se casam com viúvas de amigos
Do Diário OnLine
03/12/2003 | 19:23
Compartilhar notícia


Transformado em símbolo heróico do 11 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Nova York está no centro de uma polêmica. Pelo menos 12 bombeiros se casaram com viúvas de colegas que morreram no socorro às vítimas dos atentados terroristas ao World Trade Center.

De acordo com reportagem do New York Post, citada nesta quarta no Jornal Hoje, da TV Globo, uma tradição secular da corporação acabou acarretando o problema. Sempre que um bombeiro morre, sua família passa a ser apadrinhada por um colega, que ajuda na criação dos filhos, em questões do dia-a-dia e dá apoio psicológico. Alguns dos que exerceram esse papel, entre os 343 padrinhos de famílias de bombeiros mortos no 11 de setembro, acabaram por se aproximar demais das viúvas.

O resultado, em boa parte dos casos, foi uma série de lares desfeitos. "Eu tinha um marido. Meus filhos tinham um pai", dise ao Post Suzan Zazulka, abandonada pelo marido bombeiro, que se apaixonou pela viúva de um colega.

O caso foi parar na Internet. Mary Koenig, outra das esposas abandonadas pelos maridos bombeiros (em seu caso, trocada pela viúva do melhor amigo), criou um site em que divulga uma campanha para acabar com a tradição dos padrinhos. "Para mim é tarde demais. Mas pode evitar que outras passem pelo mesmo", diz na página.

Em pronunciamento oficial, o comando do Corpo de Bombeiros de Nova York classificou a situação como "delicada".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;