Internacional Titulo
Ahmadinejad formaliza candidatura à eleição no Irã
Da AFP
09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, formalizou ontem, no Ministério do Interior, sua candidatura para um segundo mandato à eleição presidencial de 12 de junho, informou a agência Isna.

Eleito em 2005, o presidente ultraconservador vai disputar um novo mandato de quatro anos. Indagado sobre suas chances de reeleição, Ahmadinejad, 52 anos, afirmou: "Não penso nessas coisas, meu único objetivo é servir ao povo".

O dirigente já tinha se definido como um "servidor do povo" durante a campanha de 2005. Desta vez, ele acrescentou: "Quando uma nação inteira vai às urnas, o resultado é sempre bom e surpreendente, e tenho boas esperanças".

Por enquanto, as principais candidaturas são as do ex-presidente do Parlamento, o reformador Mehdi Karubi, e do ex-líder dos Guardiões da Revolução, Mohsen Rezai.

O ex-primeiro-ministro e conservador moderado Mir Hossein Mussavi deve formalizar sua candidatura hoje. Caberá depois ao Conselho dos Guardiões da Constituição examinar todas as candidaturas antes de anunciar, nos dias 20 e 21, as pessoas autorizadas a se apresentar. A campanha eleitoral deve começar no dia 22 de e terminar na noite de 10 de junho, antevéspera da eleição.

Ahmadinejad é uma das figuras mais polêmicas do regime islâmico. Eleito em 2005 para a surpresa de todos, ele gosta de se apresentar como devoto do Islã e homem do povo. Ele se refere com frequência ao Mahdi, o 12º imã do Islã xiita. Os xiitas acreditam que Mahdi voltará para instaurar um reinado de justiça na Terra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;