Cultura & Lazer Titulo
Alain Ducasse: um chef com 14 estrelas e mais de 20 restaurantes
Da AFP
23/02/2006 | 20:19
Compartilhar notícia


Alain Ducasse é o único chef do mundo premiado três vezes com três estrelas pelo guia de gastronomia Michelin em seus restaurantes de Paris, Mônaco e Nova York, mas o célebre francês continua batendo recordes e, após a publicação da edição de 2006 da ‘bíblia’ da boa mesa, já acumula 14 cobiçadas estrelas.

A lista impressiona: às três estrelas triplas de seus restaurantes Louis XV (Mônaco), Plaza-Athénée (Paris) e Essex House (Nova York), e uma estrela atribuída respectivamente para o La Bastide de Moustiers (sul da França) e o Bar & Boeuf de Mônaco, se somam agora três mais concedidas pelo guia a outros três de seus restaurantes, uma para cada um: a Hostellerie de l'Abbaye de La Celle (sul da França), le Relais du Parc (Paris) e Benoît (Paris).

Mas, na verdade o império culinário de Ducasse corresponde a mais de 20 restaurantes em todo o mundo, de Nova York a Tóquio, passando pela Toscana, aos quais se somam vários hotéis, um centro de formação culinária, uma editora e uma padaria.

Será que ele continua sendo chef dirigindo tantos restaurantes ou se tornou um executivo? A presença de um grande chef é obrigatória ou não em sua cozinha?

As questões causaram polêmica em 1998, quando Ducasse, que já tinha três restaurantes, conseguiu as primeiras três estrelas para seus estabelecimentos de Mônaco e Paris. Na época, o crítico gastronômico Oscar Caballero afirmava: "três restaurantes e um único Ducasse verdadeiro".

Alain Ducasse, por sua vez, reivindica o direito de não se ocupar permanentemente do fogão. Seu papel, como o de um regente de orquestra, consiste em conduzir, marcar o ritmo e fazer com que os que trabalham para ele interpretem sua melodia gastronômica com precisão.

"Sou eu quem dá o 'tempo', não quem cozinha diariamente", declarou em entrevista recente.

Seja como for, Ducasse dirige hoje um império gastronômico mundial que fatura cerca de 50 milhões de euros ao ano.

Nascido em 13 de setembro de 1956 em uma fazenda em Castelsarrazin (sudoeste da França), Alain Ducasse estudou na escola de hotelaria de Bordeaux e estreou na profissão aos 16 anos.

Após trabalhar com vários chefs de renome, como Michel Guérard, Roger Vergé e Alain Chapel, assumiu a cozinha do restaurante La Terrasse de Juan-les-Pins (sul), onde obteve pela primeira vez duas estrelas do guia Michelin.

Em 1987, aceitou assumir o restaurante Louis XV de Mônaco, premiado três anos depois com três estrelas no "guia vermelho". Em 1998, começou a bater recordes, ao se tornar o primeiro chef com seis estrelas: três para seu restaurante de Paris e três para o de Mônaco. O número subiria para nove em 2005, ao ser premiado com seu restaurante nova-iorquino.

Enquanto aumentava sua fama e choviam elogios dos críticos gastronômicos, Ducasse, sempre inquieto, continuou abrindo mais restaurantes e explorando formas diferentes a culinária, ampliando suas atividades por todo o mundo e colecionando estrelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;