Cultura & Lazer Titulo
Corpo de Joao Saad é cremado em SP
Do Diário do Grande ABC
10/10/1999 | 19:26
Compartilhar notícia


O prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta, decretou nesta segunda-feira luto oficial de sete dias pela morte do empresário Joao Jorge Saad, presidente da Rede Bandeirantes. Saad morreu no domingo, aos 80 anos, de câncer generalizado. O corpo do empresário foi cremado nesta segunda à tarde no Crematório de Vila Alpina, na capital paulista. O decreto deverá ser publicado nesta terça no Diário Oficial. "Perco um amigo e a cidade também", lamentou o prefeito. "Joao Saad se notabilizou pela coerência de seus atos, trabalhando nas campanhas eleitorais com isençao, comportamento que manteve até o final da vida".

A direçao da Rede Bandeirantes evitou, nesta segunda, comentar a sucessao de Saad. Mas funcionários da empresa consideram que se trata de uma questao que deverá ser resolvida sem sobressaltos. Um dos cinco filhos do fundador da emissora, Joao Carlos Saad, o Johnny, que ocupa a vice-presidência da empresa, já vinha exercendo, nos últimos meses, o comando dos negócios e deverá ser efetivado. "Nos últimos tempos, o dr. Joao Saad já estava afastado e aparecia apenas para dar uma olhada nos negócios", disse um funcionário.

Além de Johnny, outros três filhos do empresário estao ligados à emissora. Maria Leonor é responsável pelo Centro de Documentaçao da Bandeirantes; Ricardo é diretor e Márcia dirige os programas "Dia Dia News" e "Dia Dia Revista". Somente a veterinária Marisa optou por uma carreira dissociada da empresa.

Negócios - Nascido em Monte Azul, interior paulista, Joao Saad começou nos negócios percorrendo o interior de Sao Paulo e de Minas Gerais a bordo de um Ford 1929 como representante da M. Saad & Companhia. Dono de um espírito irrequieto, Saad havia resolvido abandonar os estudos no ginásio - que só retomaria anos mais tarde para estimular os filhos a estudarem - para vender tecidos.

Casou-se com Maria Helena Mendes de Barros, filha do ex-governador paulista Ademar de Barros, em 1945, aos 25 anos. Após as eleiçoes de 1947, quando chegou ao governo do Estado pela UDN, Ademar quis presentear o genro com um cartório. Saad recusou. Anos mais tarde o governador conseguiria, enfim, agradar ao genro, ao oferecer-lhe a Rádio Bandeirantes, que havia adquirido de Paulo Machado de Carvalho.

Em 13 de maio de 1967, Saad inaugurou a TV Bandeirantes, no Bairro do Morumbi, com o que havia de mais avançado em tecnologia na época. Já em seus primórdios, a Bandeirantes adotou uma fórmula para sua programaçao que é preservada até hoje: o tripé filmes, esportes e jornalismo.

Saúde - Saad lutou durante dois anos contra o câncer, a mesma doença que vitimou sua esposa Maria Helena em 1996.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;