Política Titulo Crise na economia
Grana tentará aval por liberação de projetos do BID

Plano viário da Prefeitura de Sto.André está empacado em Brasília; reunião busca em 30 dias viabilizar processo

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
13/01/2016 | 07:09
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), articula audiência com a cúpula do Planalto na tentativa de liberar projetos viários em tramitação junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O petista buscará reunião no prazo de 30 dias, após o retorno da licença, no dia 18, para desenrolar negociação travada por conta da crise econômica e viabilizar início das obras ainda neste exercício, ano eleitoral. O plano está paralisado em Brasília aguardando desde setembro – quando o Paço encaminhou a documentação – que a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, entre como avalista do acordo.

A Pasta federal necessita dar aval às tratativas que envolvem dinheiro externo e são passo derradeiro, além de obrigatório, antes da abertura do processo licitatório. A secretaria será fiadora da operação de crédito. Com a instabilidade nas finanças e a alta do dólar, a União segurou novas propostas. Essa garantia solicitada consolida a contratação, que é exigência do BID. Em junho, o Legislativo aprovou matéria que autoriza a Prefeitura a contrair empréstimo com o banco, no valor de US$ 125 milhões, o que corresponde hoje a R$ 505,6 milhões.

Na lista de projetos, a construção da segunda alça do Viaduto Antônio Adib Chammas, no Centro, e o alteamento da Avenida dos Estados, na altura do Viaduto Castelo Branco, no bairro Santa Terezinha. O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Carlos Sanches, o Carlão (PT), frisou que o governo está empenhado em destravar a proposta. “Estamos fazendo a interlocução, principalmente com o prefeito, em Brasília. Está nas mãos da (presidente) Dilma (Rousseff, PT). Da nossa parte, já está tudo encaminhado.”

Secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT) afirmou que o Paço tratará o programa viário como uma das prioridades deste ano. Segundo ele, a gestão dará luz a tudo aquilo que está em andamento. “Vamos agir para viabilizar o que engatilhamos durante o mandato. Se conseguirmos implantar 80% do que está em trâmite teremos avanço significativo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;