Política Titulo Eleição de 2016
PT de Diadema estipula prazo até dia 25 de janeiro para reconhecer candidatura sem processo de prévia

Partido realizou última reunião e definiu normas que definirão prefeiturável

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
23/12/2015 | 07:16
Compartilhar notícia


O PT de Diadema estipulou para 25 de janeiro o prazo final para construção de candidatura consensual e evitar processo de prévia com vistas à sucessão municipal do ano que vem. Concorrem ao posto de representante do petismo os vereadores José Antônio da Silva, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

A definição foi oficializada na noite de anteontem, depois de reunião da executiva da sigla, liderada pelo presidente do PT local, o ex-prefeito Mário Reali.

Com a posição irrefutável dos postulantes até o momento, a direção petista estabeleceu novo encontro, antes de se oficializar prévia. Comenta-se que o período servirá para estimular desistência de Zé Antônio, Maninho e Vicentinho, além de convencer o ex-prefeito José de Filippi Júnior a sair prefeiturável.

No dia 10, Zé Antônio, Maninho e Vicentinho protocolaram seus nomes no diretório pela concorrência interna. A disputa se deu depois que Filippi anunciou que não gostaria de concorrer à Prefeitura, alegando prioridade em projetos pessoais.

Os postulantes, desde então, passaram a traçar estratégias com a militância. Zé Antônio reforçou sua atuação como secretário de Educação do governo Filippi entre 2005 e 2008, além de recall eleitoral de 2014. Somou 28.956 votos, sendo 21.810 em Diadema, no embate por uma cadeira na Assembleia Legislativa. O número foi insuficiente para sua eleição.

Já Maninho obteve apoio da bancada de vereadores do partido, além de anunciar adesão de ex-secretários de Filippi e Reali. Está em seu quinto mandato na Câmara, sendo eleito três vezes presidente.

Vicentinho goza de prestígio junto a movimento sindical e ala de esquerda no PT, que tem feito lobby em torno de quatro mandatos no Congresso, além de sua experiência como candidato a prefeito em São Bernardo nas eleições de 2000 e 2004, quando foi derrotado.

Em sondagem eleitoral feita pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, Filippi apareceu como líder consolidado, conquistando 31,8% da preferência do eleitorado diademense. Foram mais de oito pontos de diferença sobre o atual prefeito, Lauro Michels (PV, 23,3%). Entre os atuais pré-candidatos do PT, Zé Antônio está à frente, seguido por Maninho e Vicentinho – todos dentro da margem de erro.

Reali minimiza posição em pesquisa

Presidente do PT de Diadema, o ex-prefeito Mário Reali afirmou que a performance dos postulantes a candidatura a prefeito no partido – José Antônio da Silva, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho – na terceira rodada de estudo do DGABC Pesquisas, publicada no domingo a pedido do Diário, não é parâmetro no processo de debate interno.

Zé Antônio obteve melhor resultado, sendo citado por 6,8%, seguido por Maninho, com 4,8%, e por Vicentinho, que atingiu 4,5%. Os números, porém, deixaram os petistas apenas como coadjuvantes em cenário estimulado, que teve liderança do secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), e o prefeito Lauro Michels (PV), como segundo lugar.

Reali admite que o panorama no diretório é de incerteza, garantindo que a escolha do candidato a representar a legenda no ano que vem pode ser obtido por consenso. “Acredito que possamos definir a candidatura sem a prévia. Com muito diálogo e reuniões podemos avançar. A amostragem de domingo não pode ser colocada agora, pois é muito cedo. Nem mesmo comparativo, de quem ficou na frente de quem. O que nos deixou foi uma boa perspectiva no embate contra nossos rivais”, descreveu o dirigente.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;