Política Titulo Coligação
Morando fecha com PSC e volta a tirar partido de Dib

Em 2014, ex-prefeito forçou destituição de aliado do
deputado; agora, deputado dá troco em S.Bernardo

Júnior Carvalho
Raphael Rocha
23/12/2015 | 07:11
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Pré-candidato a prefeito pelo PSDB em São Bernardo, o deputado estadual Orlando Morando deu troco no ex-prefeito William Dib (PSDB) e anunciou ontem adesão do PSC ao seu projeto eleitoral para 2016. O acerto ocorreu no escritório do presidente estadual do PSC, deputado federal Gilberto Nascimento.

No ano passado, Dib havia conseguido junto à alta cúpula da legenda a destituição do ex-vereador Ademir Silvestre (hoje no PHS) do comando do PSC de São Bernardo. Silvestre é aliado de primeira hora de Morando e em 2012 concorreu à Prefeitura são-bernardense. O movimento de Dib foi interpretado, à ocasião, como plano B: caso o ex-prefeito não conquistasse aval do PSDB para sair candidato ao Paço, teria o projeto eleitoral acolhido pelo PSC.

“Temos muito respeito pelo Dib, que foi prefeito. Mas chega um momento em que temos de fazer escolhas. Mas não adianta ficar com o Dib se ele não é o candidato do PSDB a prefeito, o partido indicou o Orlando (para concorrer)”, afirmou Gilberto Nascimento. “Tivemos muitos apelos de cristãos, não só de evangélicos como de católicos para apoiarmos o Orlando.”

Para pavimentar o acordo com Morando, Gilberto Nascimento classificou como “super tranquila” a saída de Silvestre do PSC. “O Ademir saiu de forma harmoniosa e diplomática, tanto que o PHS nos apoiará. A política é como nuvem”, disse ele, sem citar o processo de intervenção patrocinado pela cúpula estadual na comissão municipal.

A adesão do PSC foi a quinta anunciada por Morando. Antes, PP, PRTB, PRP e PHS declararam oficialmente que estarão ao lado do deputado estadual na corrida eleitoral em São Bernardo.

“O PSC representa a tendência que poucos partidos representam, que são os princípios dos cristãos e da família tradicional. Já temos seis partidos nos apoiando (contando com o PSDB). O apoio do PSC é muito importante”, afirmou Morando, logo após o aperto de mãos que selou a parceria política.

O novo presidente municipal do PSC será Ricardo Dechechi, indicação de Morando. “Nossa intenção é de organizar o partido na cidade. Temos objetivo de eleger entre dois ou três vereadores”, estimou o social-cristão. Atualmente, o PSC não possui vereador na cidade.

CENÁRIO
Levantamento feito pelo DGABC Pesquisas, realizado a pedido do Diário, mostra Morando na segunda colocação na corrida eleitoral, atrás do deputado federal Alex Manente (PPS). No cenário com Dib, a distância se amplia.

O ex-prefeito tem dito que será candidato, embora pouco tenha se movimentado politicamente para engrossar campanha. Dib foi padrinho político de Morando, mas os dois romperam relações depois do pleito de 2008, quando o prefeito Luiz Marinho (PT) bateu o tucano no segundo turno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;