Nacional Titulo
Líder do Comando Vermelho é morto em presídio do Rio
Do Diário do Grande ABC
22/05/1999 | 18:22
Compartilhar notícia


Um mês antes de passar ao regime de prisao semi-aberta, um dos fundadores da facçao criminosa Comando Vermelho (CV), Francisco Viriato de Oliveira, o Japonês, 47 anos, seu filho Washington Luis Miranda de Oliveira, 29 anos, e outros dois presos foram assassinados neste sábado no presídio Milton Dias Moreira, no Complexo Penitenciário Frei Caneca.

Segundo versao oficial do Departamento do Sistema Penitenciário , os quatro foram mortos a tiros e estocadas por outros detentos, provavelmente em conseqüência da disputa por pontos de venda de drogas na cidade. Parentes dos presos disseram que já circulava há algum tempo a informaçao de que "seu Japao", como Viriato também era conhecido, nao sairia vivo da cadeia.

O conflito entre os presos teria ocorrido no início do horário da visita, que oficialmente vai das 12h às 16h30m. Luciene Dias Batista, que ia visitar dois parentes que estao presos, contou que já estava com outros cinco visitantes, na sala de informaçoes, quando soube que alguma coisa anormal acontecia dentro da prisao. A visita foi suspensa.

Houve tumulto e confronto entre policiais do Batalhao de Polícia de Choque da Polícia Militar, que tinham sido chamados, e parentes dos detentos, na Rua Frei Caneca. Algumas mulheres passaram mal e desmaiaram quando correu entre elas o boato de que seriam 12 e nao quatro mortos. Essa versao, contudo, nao se confirmou.

Também morreram Anderson Cardoso da Silva, 21 anos, e Leonardo Santos, 23 anos. Ambos seriam "seguranças" de Japonês. A informaçao de que Viriato ganharia o regime semi-aberto em um mês foi dada por seu advogado, Henrique Machado. O diretor do Desipe, Major Luis Antônio Jardim, disse que até o fim da tarde nenhuma arma fogo usada no crime havia sido encontrada, mas que uma revista estava sendo feita na tentativa de localizá-las.

Ele ainda informou que os outros 36 presos do setor onde ocorreram os assassinatos seriam interrogados por policiais da 18ªDP (Praça da Bandeira) no inquérito que foi aberto. Até o início da noite os assassinos nao foram identificados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;