Economia Titulo
Preços de passagens aéreas podem ser liberados
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 18:11
Compartilhar notícia


Os estudos para liberar os preços das passagens aéreas estao avançados. "Entramos na fase de elaboraçao de uma proposta", afirmou o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Cláudio Considera. Segundo ele, há cerca de quatro semanas uma equipe da secretaria e uma equipe do Departamento de Aviaçao Civil (DAC) estao discutindo o assunto.

"A idéia é desregulamentar o setor e promover a concorrência de preços", explicou Considera. Quando os estudos estiverem concluídos, será divulgada uma portaria interministerial com as modificaçoes. Mas o secretário prefere nao falar de datas ainda. O diretor do DAC, Marcos Antônio de Oliveira, nao quis se pronunciar.

Em 1º de junho as empresas aéreas reajustaram as passagens em 10,8% irregularmente, ou seja, sem autorizaçao do governo. As empresas tiveram de voltar atrás e devolver a diferença aos clientes. No dia 4 de junho, o Ministério da Fazenda divulgou a portaria que autorizava um reajuste de até 10 9%.

As companhias nao poderiam reajustar os preços pelo prazo de um ano. Mas em agosto algumas delas pediram ao DAC o aval para um aumento médio de 9,5%, alegando "realinhamento" por causa do reajuste de 19,5% no preço do querosene de aviaçao. A secretaria de Acompanhamento Econômico negou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;