Palavra do Leitor Titulo Artigo
Terreno fértil para startups
Do Diário do Grande ABC
08/12/2015 | 08:27
Compartilhar notícia


Artigo

Haverá vantagem em cavoucar a mina do empreendedorismo e da inovação? Em buscar no ecossistema brasileiro aquelas empresas que são preciosas por serem capazes de gerar riqueza a partir da criatividade, da inteligência, da ousadia para provocar disrupturas e da disposição para correr riscos?Tomemos como resposta a contribuição das startups para a economia norte-americana. Pelos cálculos da consultoria Compass (em The Global Startup Ecosystem Ranking 2015), nove empresas norte-americanas de tecnologia – Apple, Amazon, Google, Facebook, Twitter, Groupon, Zuinga, Salesforce e VMware – criaram juntas US$ 1 trilhão em riqueza. Há 15 anos, exceção feita à Apple, elas não existiam ou eram irrelevantes. Hoje representam quase 7% do Produto Nacional Bruto dos Estados Unidos.

Outra referência: Israel, nação com 8 milhões de habitantes e todas as dificuldades naturais e geopolíticas conhecidas. Graças à política de incentivo às empresas de tecnologia – cerca de 5% do produto nacional do país são investidos em pesquisa e desenvolvimento –, as startups florescem e atraem investimentos do mundo todo. A gestão desses recursos é feita por órgão governamental dedicado a apoiar as startups, o Office of the Chief Scientist. Há cerca de uma centena de startups israelenses com papéis negociados na Nasdaq. Em 2014, nove IPOs de empresas israelenses atraíram mais de US$ 9 bilhões de investidores.

Agora, olhemos para nós mesmos. No ranking dos melhores ecossistemas para startups, feito pela Compass, a cidade de São Paulo desponta na 12ª posição, entre Paris e Moscou. Entre outros indicadores relevantes estão disponibilidade de capital de risco; grande quantidade de startups tecnológicas ativas (entre 1.500 e 2.700) e Bolsa de Valores que tem bom volume de negócios. Por fim, o relatório ressalta a influência que histórias de sucesso de empresas como Dafiti, Netshoes e Easy Taxi têm exercido sobre profissionais talentosos, estimulando-os a trocar a carreira corporativa pela vida de empreendedor. O que eles nos dizem é que o terreno é fértil para o florescimento de startups. O que falta é mobilizar as energias de nossos empreendedores com os estímulos certos. Há projeto de lei no Congresso (PL 6625/13) que prevê incentivos para empresas de pequeno porte.

Precisamos, mais do que isso, estimular as empresas que queiram faturar alto. Por que não oferecer incentivos fiscais para quem se dispuser a investir em startups – espécie de lei Rouanet da inovação tecnológica? Se acenarmos para empreendedores com essas fontes de recursos, certamente veremos a tão exaltada criatividade do brasileiro funcionar para valer, materializando-se em produtos, tecnologias inovadoras e bons negócios.

Arie Halpern é economista e diretor da israelense Gauzy Technologies.

Palavra do leitor

IPTU 2016
Lembro aos responsáveis pela cobrança do IPTU no Grande ABC que é preciso usar o bom-senso e a dignidade sem maquiar números para arrecadação das prefeituras. Os cálculos para atualizar monetariamente o imposto devem partir de índices que condizem com a nossa realidade catastrófico-financeira. Tem de se basear em dados reais. Os aluguéis em 2015 praticamente não tiveram aumento e os imóveis desvalorizaram 6% neste ano. Portanto, não dá para alegar alta no IPTU para acompanhar o valor do imóvel entre 2015 e 2016. Certamente as prefeituras terão de abaixar o valor venal e consequentemente o do tributo. Lembrem-se de que o povo não é bobo e já não suporta mais tanta cobrança indevida.
Ivanir de Lima
São Bernardo

Democraticamente
A afirmação da ‘presidenta’ em seu pronunciamento de repúdio ao processo de impeachment é a de que ela foi eleita democraticamente. Pois bem, ‘presidenta’, devo lembrá-la de que o ex-presidente Collor também foi e isso não impediu que democraticamente o povo lhe desse um democrático chega para lá!
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Oportunistas
Bastou a possibilidade de impeachment da presidente Dillma para que esqueletos dos coronéis do atraso ressurgissem dos mortos para assombrar o País. O boquirroto Ciro Gomes é um deles. Em seu Estado, ele já foi alijado do cenário político. Metamorfozeou-se até em cidadão paulistano, à cata de apoio. Além dos brasileiros terem de enfrentar no dia a dia os duros cenários da economia nacional, ainda têm de aturar essas figuras dantescas que deveriam estar aposentadas para sempre do cenário político. Paciência, paciência! A vez dos oportunistas chegou.
Beatriz Campos
Capital

Esclarecimento
Muito se fala sobre possíveis mudanças nas escolas estaduais. Apesar de todo o transtorno causado, acredito que ainda não foi totalmente esclarecida a questão. A princípio se falava em organização do ensino, separando os alunos do Fundamental dos do Médio. Essa ocorrência já causaria transtornos para os pais que possuem crianças matriculadas nos dois níveis da Educação. Assim, ao invés de se deslocarem para uma escola, deveriam se dirigir agora para duas. Só quem sente ou sentiu isso na pele é que sabe dos transtornos. Por outro lado, tenho ouvido agora que parte dessas escolas seria vendida pelo governo do Estado. Se isso proceder seria um golpe e tanto na população. Mas acredito que isso não procede. Deve ser mera fofoca. Tem muita gente de má-fé tentando desestabilizar os governos também. Então o que necessitamos é de esclarecimentos. Só assim compreenderemos melhor esta situação.
Vlamir Belfante
Santo André

Deu ruim!
O fato de a MUD (Mesa da Unidade Democrática), partido de oposição na Venezuela, ter vencido as eleições significa que os venezuelanos estão cansados da ditadura de Nicolás Maduro e querem mudança. A tática do ditador prorrogando o horário das eleições parece ter rendido mais votos à oposição. Nesse caso, o tiro saiu pela culatra. Maduro não poderá dizer que houve golpe, mas, infelizmente, tanto lá como cá, esses governantes de esquerda não largam o osso facilmente. Apesar de ter maioria na Assembleia nacional do país, não está descartado golpe de Maduro, o de mudar a lei e tirar o poder do Congresso. Portanto, a população deverá ficar atenta e vigiar os próximos passos do derrotado e boquirroto Nicolás Maduro e sua tropa.
Izabel Avallone
Capital

Fragilidade
Se o País tem tanta corrupção, tantos crimes nas ruas e violência desmedida tomando conta de todos os segmentos de nossa frágil sociedade, por que, então, temos tão poucos policiais militares nas ruas? Por que tão poucos policiais civis para investigar tantos crimes? Por que não temos sistema integrado entre as polícias para ajudar a combater a criminalidade? Por que nossas fronteiras são abertas e sem nenhum cuidado para evitar a entrada de armas, drogas e pessoas ligadas ao crime organizado? Por que a carência de promotores públicos, juízes e delegados? Vivemos em situação pior e mais violenta do que países em guerra. A impunidade é parceira da incompetência e da iniquidade de governantes piores que os criminosos que não querem combater.
Rafael Moia Filho
Bauru (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;