Setecidades Titulo Reorganização
Educação afirma que entrega de certificados pode atrasar

Sem reposição de aulas, jovens que pretendem cursar Ensino Superior devem ser prejudicados

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
03/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A secretária adjunta de Educação do Estado, Irene Kazumi Miura, afirmou, ontem, durante evento da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, que a indefinição sobre a reposição das aulas nas unidades estaduais ocupadas pode prejudicar alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Isso porque, segundo ela, para ingressar no Ensino Superior o jovem precisa de certificado de conclusão da Educação Básica, que não poderá ser fornecido pela secretaria.

“Este aluno, muitas vezes, já estava com o projeto de entrar na faculdade, mas se ele não terminar o ano letivo, nós, como secretaria, não temos como emitir o certificado. Ele precisa fazer a reposição de aulas”, relatou Irene. De acordo com a secretária, um plano para reposição de aulas já foi definido pelo Estado.

No mês passado, a Secretaria de Educação do Estado publicou resolução que assegura que todas as unidades escolares cumpram os 200 dias letivos do calendário curricular. O cronograma de reposição de aulas é de responsabilidade de cada escola.

 

AÇÃO JUDICIAL

O Ministério Público de São Paulo informou que pretende ajuizar ação judicial sobre o processo de reorganização escolar da rede paulista, que prevê o fechamento de 93 escolas no Estado, sendo seis no Grande ABC.

Em nota, o promotor João Paulo Faustinone e Silva, do Grupo Especial de Educação, informou que está analisando decreto publicado na terça-feira pelo governo estadual que autoriza a transferência de professores para implementar a reforma, e as informações colhidas no inquérito civil instaurado para apurar a reforma educacional. Silva diz que tomou a decisão ao constatar que o governo estadual vai levar adiante o projeto.

Passa de 190 o número de escolas ocupadas pelos jovens em forma de protesto contra a reorganização imposta, sendo 23 na região.

Ontem, novas manifestações pediram diálogo e a suspensão do processo por parte da Secretaria Estadual da Educação.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;