Política Titulo Em Ribeirão Pires
Aprovada há dois meses, CPI da Saúde fica para 2016

Comissão foi avalizada em setembro, mas sequer integrantes foram definidos pela Casa

Caio dos Reis
Especial para o Diário
29/11/2015 | 07:10
Compartilhar notícia


Dois meses após aprovação, a CPI da Saúde não saiu do papel em Ribeirão Pires. Avalizada por unanimidade na Câmara em setembro, a primeira comissão da história do município só deve ter novos capítulos em 2016, já que o presidente da Casa, José Nelson de Barros (PSD), disse que não irá debater o assunto na última sessão do ano, que acontece amanhã.

“A CPI vai ficar apenas para o ano que vem. Não tenho nenhuma novidade hoje e já temos muitos projetos para votar na próxima sessão. Vamos definir essa questão apenas na volta do recesso com a assessoria jurídica particular”, garantiu Zé Nelson.

No dia 24 de setembro, os vereadores aprovaram dois requerimentos para criação de comissão para investigar a Saúde na cidade. O próximo passo seria a escolha dos cinco integrantes da CPI. “O advogado da assessoria jurídica particular até esteve aqui, mas a sessão estava com muitos temas para serem debatidos e acabamos nem tocando neste assunto”, alegou Zé Nelson. Ele é acusado de postergar a CPI e favorecer o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

A única definição feita por Zé Nelson até o momento foi que pré-candidatos ao Paço não irão integrar a comissão. Sendo assim, Renato Foresto, que será o nome do PT para sucessão de Saulo, e Gabriel Roncon (PTB), número dois na chapa de Adler Kiko Teixeira (PSB), não serão escolhidos.

Diretora jurídica do Legislativo, Rosana Figueiredo preferiu não comentar a escolha de assessoria particular em detrimento da estrutura própria. Ex-integrante do primeiro escalão de Saulo – ocupava o comando da Secretaria de Assuntos Jurídicos –, Rosana faz parte da Rede Sustentabilidade e é uma das cotadas para encabeçar chapa majoritária da legenda em 2016.

Articulador do documento que prevê investigação em todo o setor, Rubens Fernandes, o Rubão (PMDB), citou que a demora é “absurdo”. “No ano que vem faremos pressão mais forte para a CPI sair. A população me cobra e temos que dar uma resposta para todos.”

Roncon afirmou que a mesa diretora da Casa não tem atualizado os vereadores sobre o andamento da comissão. “Fomos favoráveis à CPI e tenho trabalhado com afinco para ela existir.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;