Cena Política Titulo Cena Política
Começou mal... muito mal

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), escolheu a secretária adjunta de Saúde, Cida Damaia

Beto Silva
28/11/2015 | 07:47
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), escolheu a secretária adjunta de Saúde, Cida Damaia, para ser presidente da Fundação do ABC. Ela assume em janeiro e fica por dois anos no cargo. A escolha foi feita pelo Paço andreense, pois nas últimas duas vezes as indicações foram de São Bernardo e São Caetano. As três cidades são mantenedoras e fazem rodízio no comando da entidade. O anúncio foi feito há três semanas. De lá para cá, o Diário pede entrevista para a Prefeitura. A conversa foi marcada para ontem à tarde, mas cancelada duas horas antes. Pela manhã, porém, Cida Damaia esteve em rádio da região. Dizem que a ordem para não falar ao Diário partiu do gabinete. O que temem? O que têm a esconder? Seria a incapacidade da servidora e a consequente mostra de que, à frente da Fundação, faria o jogo de terceiros? Não sabemos, porque não falamos com ela. O leitor deste Diário ficará sem saber. Funcionária pública estatutária, Cida era até um ano atrás assessora técnica da Secretaria de Saúde. Foi alçada recentemente à cadeira número dois da Pasta. Atua em serviços públicos de Saúde há 38 anos, desenvolvendo atividades nas cidades de São Caetano, São Bernardo, Santo André e São Paulo. Mas estaria preparada para gerenciar uma instituição com 12 mil funcionários e orçamento de R$ 2,1 bilhões? Se fosse uma prefeitura, a Fundação do ABC seria a terceira maior do Grande ABC, menor apenas do que Santo André e São Bernardo. Sem informações sobre projetos e o futuro trabalho dela no comando da entidade, restam os comentários de corredor, muitas vezes os mais reais e importantes. E o fato mais comentado é que, ao optar por Cida Damaia, o ex-deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que estava na expectativa do cargo, ficou escanteado. Teria, ao menos, mais bagagem política, pois desde a legislatura 1989-1992 foi vereador, presidente da Câmara, três vezes deputado estadual e atuou no Congresso. Talvez técnica, já que foi bancário, sindicalista e é doutor em Direito pela PUC. Portanto, Cida Damaia começa sob desconfiança. Sem falar de planos e sem dar as devidas explicações à sociedade.

Surpresa
Prefeiturável em Santo André pelo PSDB, Paulinho Serra reuniu pré-candidatos a vereador e apoiadores de seu projeto. Participaram lideranças tucanas, do PV e PHS. Também estiveram os parlamentares Marcos Pinchiari (Pros), Donizeti Pereira (PV), que deve ser o vice de Paulinho, e, para surpresa de muitos, Tonho Lagoa (PRP), do partido da atual vice-prefeita, Oswana Fameli. Será que já há distanciamento do governo petista?

Plano social-cristão
O PSC de São Caetano se organiza para incomodar na eleição do ano que vem. O partido planeja lançar Aparecido Viana a prefeito. O empresário Rodrigo Sodré é uma das apostas do partido para o Legislativo. Eles estiveram na semana passada em Brasília com o presidente nacional da legenda, pastor Everaldo Pereira, e com o deputado federal Gilberto Nascimento. Empresário do ramo de imóveis, Viana quer avanço no mercado imobiliário e apoio à construção civil e à indústria automobilística.

Mudou por quê?
Sempre que tem um problema, seja qual for, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), culpa prontamente o governo Dilma Rousseff (PT). Nesta semana, porém, em evento com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o verde não fez qualquer crítica à União. Pelo contrário. Fez questão de exaltar o pessedista. Rasgou elogios ao ex-prefeito paulistano. Quem te viu, quem te vê.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;