Memória Titulo
Frutifica a semente centenária
Ademir Medici
25/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Constituída a nova diretoria do Brasil FC, de Santo André: Paulino B. de Oliveira, presidente; Augusto Cantamessa, vice; Luiz Martinelli, 1º tesoureiro; Paulo Garcia, 2º tesoureiro; José Flaquer Filho, 1º secretário; Oswaldo Almeida, 2º secretário; João Ubertis, Angelo Pelogia e Octavio Almeida, comissão de sindicância; Antonio Gallo, Armando Ubertis e Paulo Valle, diretores esportivos.”

Cf. notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, edição de 4-12-1915.

 

Nota – Ai está outra notícia do nascente futebol andreense de um século atrás. Ou seja: a semente que os antigos plantaram frutifica nos dias atuais.

Jogadores e dirigentes deste ano de 2015, a responsabilidade de vocês é muito grande. O futebol de Santo André alcança história centenária. E a beleza deste campeonato dos cinquentões tem demonstrado que vocês estão no caminho certo.

 

A tarde caia quando deixamos, no sábado, o campo do Alvinegro, no Jardim Santo Antonio, em Santo André, depois das emoções da rodada dupla que levou as equipes locais às semifinais do Campeonato Municipal, categoria Star. Fomos reconhecidos e chamados por dois boleiros.

O primeiro, Ricardo Luz, técnico do Guaraciaba, estava revoltado. Só tinha palavras contra o bandeirinha, a Liga Santoandreense, o estado do campo. Gravamos tudo.

O segundo boleiro, José Maria Vitoreti, criado ao lado do campo do Alvinegro, ofereceu ao repórter carona até o ponto do trólebus em frente à igreja do Bonfim. Tirou seu carro da garagem para nos levar. Não escondia a alegria pela classificação dos dois Alvinegros, mas principalmente pela cobertura do Diário.

Também aquele sábado carrancudo ficará marcado para sempre nas nossas vidas profissionais. Graças ao futebol, temos descoberto outras situações e personagens da sempre cativante memória do Grande ABC.

 

DESTAQUES

Segue a arte do Agostinho Fratini: oito craques, cada um representando cada uma das oito equipes que participaram dos jogos de sábado nos estádios do Nacional e do Alvinegro. Caras novas – Mauricio e eu não poderíamos escolher os mesmos destaques das coberturas anteriores.

Na verdade, a escolha partiu dos próprios times. “Quem você elege como o destaque da sua equipe”, perguntamos. E aí estão os oito.

Já pensamos em eleger a seleção das semifinais, sábado próximo. Onze boleiros, eleitos entre os que não apareceram até aqui, individualmente, nesta Memória nossa de cada um. Da próxima rodada nascerão os dois representantes para o duelo final dos veteranos de Santo André chamados – justamente – de Star.

 

Santos do Dia

Santa Catarina de Alexandria. É universalmente venerada. Foi uma jovem de grande beleza e sabedoria. Por divulgar o cristianismo, foi condenada à morte. Morreu no Egito, no ano 305. É a madrinha dos alfarrabistas, enfermeiros, tipógrafos, estudantes, filósofos e moleiros (donos e trabalhadores de moinho).

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Jocunda

Mercúrio

 

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de novembro de 1985 – ano 28, nº 5990

 

Grande ABC – Prefeituras começam a urbanizar favelas.

 

Especial – Jornalista Édison Motta entrevista Luiz Carlos Prestes: “O cavaleiro da esperança afirma que o povo é sábio”.

Dispara Prestes: “O PT comete muitos erros. O Lula, por exemplo, não tem ideologia. Ele ouve muito o Weffort (Francisco, cientista político), que é um representante da burguesia”.

 

Segurança – Presídios do Grande ABC a um passo da explosão. Reportagem: Walter Venturini e Nilton Hernandes.

Constantes rebeliões e muitas fugas.

Autênticas aulas de delinquência.

 

Hoje

Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher

 

Em 25 de novembro de...

1910 – Termina, no Rio de Janeiro, a Revolta da Chibata.

1915 – José Strangulo nomeado escrivão interino do cartório de paz do Distrito de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Chamada da classe de 1917 pela França’.

1930 – Júlio Prestes parte para o exílio. Eleito presidente da República, jamais tomaria posse diante do golpe liderado por Getúlio.

Criado o Ministério do Trabalho.

1955 – Constituído o Sinfavea (Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares).

1970 – João Rafael da Silva, o Pacau, assume como técnico do Santo André FC, hoje EC Santo André.

1980 – Olinda (PE) torna-se Monumento Nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;