Cultura & Lazer Titulo
Obra de Charles Darwin é tema de ciclo de filmes
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
12/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A exposição "Charles Darwin - Evolução para Todos!", em cartaz no Museu de Zoologia da USP, no Ipiranga, ganhou nova seção, voltada ao visual. Até 28 de fevereiro, quando a mostra será encerrada, será exibido ciclo de filmes e documentários sobre a obra do cientista britânico (1809-1882), autor da revolucionária teoria da evolução das espécies. As sessões vão de terça-feira a domingo, sempre às 14h e às 15h. O ingresso é R$ 4.

Os filmes presentes na mostra foram retirados da seleção feita para a Mostra Internacional Ver Ciência. A maioria foi produzida para emissoras de televisão do Exterior, principalmente da BBC de Londres, referência no assunto.

Hoje, estará em cartaz a primeira parte de A Perigosa Ideia de Darwin, série em três capítulos apresentada por Andrew Marr, que esteve nos principais pontos do globo pelo qual o pesquisador britânico passou em sua pesquisa.

Em O Jardim de Darwin, o

apresentador Jimmy Doherty reproduz as experiências de Darwin. Entre as peripécias, Doherty toca fagote para uma minhoca ouvir e rega uma planta carnívora com urina. No programa A Vida com Sangue Frio - Anfíbios e Répteis, Sir David Attenborough mostra particularidades de sapos, tartarugas e crocodilos, entre outros animais pesquisados. Além destes documentários, outros da BBC programados para ser exibidos são Galápagos - As Ilhas que Mudaram o Mundo e A Viagem de Charles Darwin - Darwin no Brasil.

As produções brasileiras em destaque são "Cientistas Brasileiros - Paixão por Ciência", do Canal Futura, e "Repórter Eco - Biodiversidade e Mamíferos Marinhos", realizado pela TV Cultura.

Charles Darwin - Evolução para Todos! No Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - Avenida Nazaré, 481, São Paulo. Tel.: 2065- 8100. De terça a domingo, das 10h às 17h. Ingr.: R$ 4 (grátis para menores de 6 anos e acima de 60; meia-entrada para estudantes). Site: www.mz.usp.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;