Economia Titulo
Ação da Petrobras rende 75,45% em um ano
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
11/08/2001 | 16:08
Compartilhar notícia


Os Fundos de Privatização da Petrobras FGTS foram uma boa alternativa para os investidores que utilizaram o recurso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para comprar ações da estatal. O período de carência da aplicação termina no próximo dia 18 e, até o dia 7 deste mês, os papéis apresentaram rentabilidade de 75,45%, de acordo com a Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid).

A partir da próxima semana, os investidores poderão movimentar este dinheiro. Entre as alternativas oferecidas pelo governo estão a volta do recurso para a conta do FGTS na Previdência Social, a aplicação em fundos criados pelos bancos para receber exclusivamente esta quantia, ou a manutenção da carteira de ações da Petrobras.

O economista e professor do Centro Universitário Municipal de São Caetano (Imes), Marcos Biff, avaliou que os investidores devem esperar pelo menos um mês antes de movimentar a aplicação. Segundo ele, haverá muita oferta dos papéis nos próximos dias, o que poderá contribuir para a redução do valor das ações no mercado. “Não é aconselhável que os recursos voltem para a conta do FGTS, pois apresentam rentabilidade de apenas 3% ao ano. Se a alternativa for mudar para outro fundo, é preciso analisar com paciência as taxas e os prazos de carência”, disse.

Para o economista chefe do Bicbanco, Luiz Rabi, o momento não é favorável para investimentos em ações. De acordo com ele, o cenário é de recessão, e as cotações nas bolsas de valores serão prejudicadas. “Eu vejo mais risco do que retorno daqui para a frente. Seria uma incerteza que não valeria a pena. Os investidores já realizaram o lucro e agora devem garantir este dinheiro.”

Alternativa – O Banco Mercantil de São Paulo lançou o Finasa FGTS Ações Carteira Livre, um fundo para receber os recursos do FGTS Petrobras. De acordo com o diretor gerente, Luís Alberto Cardoso de Melo, a carteira, composta por 51% de ações e 49% de renda fixa, é mais conservadora e oferece ainda a possibilidade de ganho superior à conta do FGTS da Previdência Social. O prazo de carência é de seis meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;