Internacional Titulo
Espanhóis protestam contra eventual ataque dos EUA
Da AFP
06/10/2002 | 13:23
Compartilhar notícia


Um eventual ataque americano contra o Iraque levou um grupo de 200 intelectuais a se unirem na Espanha sob a denominação de Aliança de Intelectuais Antiimperialistas para protestar contra esta medida e "contra a barbárie", título de seu manifesto de fundação.

A atriz espanhola Pilar Bardem, mãe do ator Javier Bardem, leu neste domingo no madrilenho Instituto Cardenal Cisneros, diante de 400 pessoas, o manifesto do novo fórum cujo objetivo é "analisar e enfrentar de forma coletiva a gravíssima situação mundial gerada após o 11 de setembro de 2001". Um eventual ataque contra o Iraque é "uma nova e desmedida agressão imperialista. A guerra não é inevitável, como pretendem nos fazer crer seus promotores e beneficiários", leu Bardem, acompanhada pelo escritor e acadêmico espanhol José Luis Sampedro.

Uma guerra contra o Iraque "só beneficia as grandes multinacionais, seus políticos comprados e os órgãos ao seus serviço", afirma o manifesto "Contra a barbárie", assinado por escritores como o Nobel português José Saramago, o cineasta espanhol Juan Antonio Bardem ou o ator José Sacristán.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;